Screenshots no Mac - no capricho - com as opções adicionais do Skitch

Tirar imagens da tela – quase universalmente conhecidas como Screenshots e, devido à tecla historicamente usada para obtê-las no Windows, também chamadas de Printscreen ou Print por alguns usuários – é uma necessidade diária minha, porque ilustram procedimentos mencionados nos meus artigos, mas também é uma necessidade comum de muitos usuários que querem registrar um momento, encaminhar uma dúvida para o suporte, demonstrar para um colega como preencher determinado cadastro, etc.

O Mac vem bem provido de ferramentas para tirar screenshots: a combinação de teclas Shift+⌘+3 grava a tela inteira, e Shift+⌘+4 permite selecionar uma área e gravar apenas ela. Com esta segunda combinação, você pode ainda pressionar a barra de espaços imediatamente após, e aí selecionar uma janela para copiar apenas ela. Em complemento, o utilitário Captura, que vem pré-instalado, oferece o recurso adicional de copiar a tela inteira após um temporizador de alguns segundos.

Mas há muitos outros refinamentos à arte de obter boas screenshots: a possibilidade de fazer anotações (com setas coloridas, linhas, textos explicativos, etc.), de fazer capturas em formatos irregulares ou não-retangulares, de acrescentar bordas ou sombras para facilitar a composição posterior, e muito mais.

Ao ler este artigo do Mac.Appstorm sobre o Voila, percebi que ele reune a maior parte das melhores opções do ramo: até captura de áreas circulares o danado tem, para não falar de um recurso que o coloca em outra categoria (a dos screencasts): a capacidade de capturar um vídeo da interação de uma área do seu desktop, ao mesmo tempo em que registrar o áudio do seu microfone, para permitir a narração.

Mas, embora supere em muito as minhas necessidades de captura de imagens da tela do Mac, o Voila também supera algo mais: custando ~US$ 30, ele vai bem além do preço que corresponde ao valor que agregaria ao meu fluxo de trabalho.

Em compensação, o artigo sobre o Voila me inspirou a compartilhar com vocês um recurso de um aplicativo bastante popular (e gratuito) que eu já mencionei em um artigo anterior mas não dei grande destaque aos seus recursos avançados para obter as screenshots no Mac: o Skitch.

Embora possa muito bem ser utilizado para acrescentar comentários, setas e linhas a imagens em geral (fotos, screenshots obtidas por outros métodos, etc.), o Skitch também oferece seus próprios recursos de captura, e eles têm vários diferenciais. Alguns exemplos:

  • Captura de área (Shift+⌘+5): coloca uma mira (com direito a instruções e ampliação do ponto sob o cursor) para você clicar e arrastar para definir a área de captura, ou simplesmente clicar em uma janela para copiá-la integralmente.
  • Captura da tela inteira (Shift+⌘+6)
  • Captura de uma página web: no menu Capture, opção Snap from Link, você poderá informar uma URL e o Skitch acessará a página em questão e produzirá uma imagem dela inteira.
  • Frame Snapshot (Shift+⌘+7): permite mover a janela do Skitch para capturar objetos na tela, com o tamanho pré-definido (mas ajustável se necessário)

Além disso, e entre muitos outros recursos, ele oferece (no menu Image) a opção de inserir uma sombra na imagem corrente, de forma similar ao que o recurso de captura default do Mac faz com as screenshots de janelas completas.

Isso para não falar nos recursos de anotação do Skitch, disponíveis nas suas 2 barras laterais, e que na minha opinião são o verdadeiro ponto forte da ferramenta.

O Skitch é gratuito e também tem versão para iPad.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: