Véspera de lançamento: repassando a lista de rumores do iPad 3 (ou HD)

Para ser bem franco, acho um saco a cobertura da imprensa especializada em rumores sobre os misteriosos lançamentos da Apple. Entendo como e por que isso funciona, mas não me incomoda em nada aguardar a confirmação oficial – o que não me impede de ter meus próprios palpites, é claro.

Mas, quando não se leva os rumores muito a sério, há algum valor de entretenimento em acompanhá-los, declarar alguns como completamente ridículos e outros como prováveis e – especialmente – verificar quem acertou e quem errou o que depois que a partida terminar.

Estou até pensando em imprimir uma cartela de bingo com os rumores identificados, pra ir riscando amanhã conforme forem sendo confirmados na cobertura do The Verge, do Engadget e do Twit. Aliás, aqui vai uma previsão difícil de errar: todos os vídeos e outras formas de cobertura ao vivo destes sites encontrarão problemas devido ao excesso de usuários tentando acompanhar ツ

Na semana passada publiquei e numerei de 1 a 10 uma lista de rumores identificados pelo TechCrunch, dos quais eles acreditam em 5,5, e eu acredito em 4.

Para facilitar a contagem do placar dos rumores amanhã depois do evento, vou atualizar os 10 rumores numerados do TechCrunch com o que o Gizmodo pensa deles, e acrescentar mais alguns rumores adicionais.

Mas, para evitar confusão sobre os meus propósitos, deixo claro: rumores são rumores, e vice-versa. Não é porque o Gizmodo, o TechCrunch, eu ou alguma revista acredita em uns mais do que em outros que isso indica que eles são menos ou mais confiáveis, ou que não podemos ser surpreendidos.

Tudo isso faz parte do jogo. Espero que na tarde de quarta-feira possamos conversar a respeito durante o evento: estarei no Twitter como @brmacblog comentando a cobertura alheia ツ

Rumores e suposições

Vamos a eles:

  1. Retina Display: dobrar o número de pixels mantendo o mesmo tamanho de tela como ocorreu no lançamento do iPhone 4 tem uma série de vantagens técnicas e facilita não apenas a vida dos desenvolvedores de apps como a transição entre as resoluções. Mas há quem ache que a resolução vai subir (a concorrência oferece 1080p há algum tempo) sem chegar até os 2048x1536 pixels que seriam a resolução dobrada. Mas enquanto não descobrimos, veja este interessante comparativo dos tamanhos de tela.
     

  2. Moldura sensível ao toque: o artigo do TechCrunch é o único em que vi isso ser levado mais ou menos a sério, mas nem eles acreditaram. E o Engadget "confirma" que o botão Home vai continuar existindo, ao contrário do que muito se especulou na semana passada.
     

  3. CPU de 4 núcleos: aqui os palpites estão completamente difusos, mas a ideia de 4 núcleos permanece presente. Mais desempenho de CPU é praticamente dado como garantido, mas núcleos a mais não é a única forma de obter esta vantagem. Há quem aposte em mais RAM também.
     

  4. Câmera como a do iPhone 4S: depois do TechCrunch falar nisso (e pessoalmente não acredito que a câmera vá ser tão boa, embora acredite que ela vai ser melhor que a do iPad 2), não vi mais menções, mas o Gizmodo fala em algo que parece uma boa ideia: a câmera frontal passará a ser HD (segundo eles), privilegiando os vídeo chats no iPad.
     

  5. Mais grosso: várias razões "justificam" o rumor: a necessidade de acomodar o rádio LTE, mais bateria para sustentar o chip de 4 núcleos, a demanda de mais brilho na tela de alta definição, etc., etc. O Engadget até montou um conjunto de peças que alegadamente são do novo iPad (imagem acima, frente a frente com o atual iPad 2), e concluiu que é mesmo um pouco mais grosso. Prova? Só de que temos muito tempo livre ツ
     

  6. LTE: surgiu mais gente "confirmando" que o iPad vai ter opção de conexão 4G LTE, assim como há quem confirme que vão continuar só as mesmas opções de conectividade de hoje: 3G e WiFi. Francamente espero que a Apple use o espaço interno do aparelho com algo útil em uma área geográfica maior.
     

  7. iPad Mini: Várias novas notícias dizem que um iPad com tela fisicamente menor está a caminho e sai ainda neste ano. Eu continuo achando (e não estou sozinho nesta) que teremos outro tipo de iPad Mini: a continuidade da existência de algum modelo do atual iPad 2 (ou um modelo alterado para reduzir custos), como uma opção econômica para o mercado educacional e outros que compram em grande volume mas são especialmente sensíveis ao custo.
     

  8. Recursos do Mountain Lion: Não sei quais são, mas o TechCrunch listou este rumor de que a polinização cruzada entre iOS e OS X agora funcionaria também no sentido oposto ao usual. Desde então não vi mais menção.
     

  9. O fim do conector de 30 pinos: algum dia ele precisa deixar de existir (e quem sabe dar lugar a uma porta Thunderbolt), mas pessoalmente acho que é cedo para ele passar desta para melhor. John Dvorak acha que haverá um "conector surpresa". Não acho.
     

  10. Siri: Há quem diga que o beta do iOS 5.1 "prova" que haverá Siri no novo iPad. Tomara que estejam certos quanto à conclusão ツ

E alguns novos rumores:

  1. O nome! Várias fontes "confirmaram" ontem que o nome vai ser iPad HD, enfatizando a principal nova característica do aparelho.
  2. A data de disponibilidade nos EUA: há quem diga que vai ser já no próximo final de semana, outros falam no final de semana seguinte, e aparentemente a Apple andou reservando muito espaço de carga vindo da China. Minha curiosidade é quando ele vai estar à venda por aqui...
  3. Apple TV 1080p: Se a tela do iPad passar a ser de alta definição, a atual Apple TV de 720p não vai mais ser tão adequada para exibir o seu conteúdo – faz sentido imaginar que ela vá ser atualizada para ir até o limite da resolução das TVs atuais, no mínimo. E aí seria natural imaginar que passaríamos a ter conteúdo a 1080p na iTunes Store.
  4. E até uma nova versão da Smart Cover entrou na jogada.

Esqueci algum? Você leu em algum lugar que o iPad novo vai ter drive de DVD e vai ser dobrável? Me atualize nos comentários, juntamente com a sua lista de palpites!

Na semana passada já revelei meu palpite: amanhã veremos confirmação (em algum modelo da linha) dos rumores 1, 5, 8 e 10. Sobre os rumores 4 e 7, acredito em versões com ressalvas, que mencionei nos textos. E agora estou inclinado a acreditar também no "novo rumor" 13.

Afinal, sonhar não custa nada!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: