TV no iPad: App da Net permite consultar a programação e não perder os raros bons programas!

O uso de iPads enquanto se assiste TV é uma tendência mundial entre os usuários desses aparelhos, e não é pra menos: além de ampliar de forma bem cômoda os recursos de interatividade com o que passa na TV (seja fazendo pesquisas, ou mesmo interagindo com outros telespectadores sem precisar sair do sofá), o tablet também oferece uma alternativa para aqueles longos e constantes intervalos em que a TV não oferece informação nem entretenimento, ou enquanto aguardamos começar o programa que desejamos assistir. Sem falar na tendência de assistir TV e comentar quase compulsivamente nas redes sociais, que as emissoras cada vez mais tentam aproveitar.

Uma infinidade de apps são as preferidas dos usuários nessas horas - eu tendo a aproveitar para colocar a leitura do Flipboard em dia, por exemplo. Mas como na minha casa temos assinatura da TV a cabo da Net, recentemente descobri que o app oficial da empresa é muito mais útil do que eu havia imaginado, a ponto de merecer ser comentado aqui mesmo sem ser propriamente uma novidade.

Denominado simplesmente Net App, ele é gratuito e universal (para iPad, iPhone e iPod Touch). O que ele faz é relativamente simples: oferece uma série de formas de consultar a programação da TV a cabo.

Como ele usa geolocalização, automaticamente oferece só os canais disponíveis na minha cidade, e os divide em uma série de categorias: filmes, séries, esportes, HD, etc.

As duas formas de acesso que mais uso são a por canal, que mostra a programação completa do dia de hoje (ou dos próximos) de qualquer canal à minha escolha (e que podem ser previamente filtrados a partir da minha lista de favoritos), e a grade completa, que mostra a linha do tempo da programação de vários canais em paralelo, como na imagem abaixo (note que a linha vertical azul indica o horário atual).

Em ambos os modos, tocar em qualquer um dos programas exibidos exibe os detalhes sobre ele, incluindo gênero, duração, faixa etária, a sinopse (nem sempre disponível) e todos os horários em que ele está agendado para passar, mesmo que seja em canais diferentes. Para cada horário há opções de compartilhar no Twitter e Facebook, definir um alerta para ser lembrado pelo app minutos antes do início ou programar remotamente o DVR da Net para gravar (se o seu plano e equipamento permitirem, e dependendo de configuração adicional que não testei).

É possível ainda fazer pesquisas por título, descrição e elenco, e a capa do app apresenta alguns destaques da programação.

Para quem tem um plano HD Max que permite gravar a programação, o app tem a conveniência extra de permitir que as gravações sejam agendadas à distância, onde você estiver. E mesmo para quem não tem esse recurso, poder consultar a programação de qualquer lugar pode ser conveniente para saber o horário de algum programa desejado.

Infelizmente a interface não é exatamente perfeita (embora também não seja propriamente ruim) e a qualidade das informações de programação não é homogênea entre os canais: alguns dão detalhes e até a sinopse dos episódios de seriados que irão passar, outros nem mesmo identificam o número do episódio ou de qual temporada ele será, por exemplo.

Além disso, ele não tem o poder de fazer surgirem programas interessantes nos finais de semana, de colocar legendas nos programas que as emissoras insistem em oferecer apenas dublados, de antecipar o resultado das partidas esportivas e nem de fazer o History Channel voltar a passar programação de História e a MTV voltar a tocar música...

Mas o app é útil, e o fato de ser gratuito e mais cômodo de consultar do que o site da Net compensa as pequenas deficiências. Recomendo! Net App, grátis na App Store brasileira.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: