Como verificar se o seu Mac está com o malware Flashback

A notícia da semana chega trazida por uma empresa de pesquisas russa que eu não conhecia, e aparentemente ainda não foi confirmada por outras fontes independentes.

Leve isso em conta ao ler que ela diz que muitos milhares de Macs foram infectados por uma nova versão do cavalo de troia Flashback, preparada para tirar proveito das vulnerabilidades do Java que a Apple corrigiu anteontem (saiba mais em "Faça imediatamente a atualização de segurança do Java no seu Mac").

Mesmo enquanto não houver confirmação, vale lembrar que a possibilidade técnica sempre existe, que a falha em questão no Java era conhecida e ficou sem correção por um bom tempo, e assim não custa nada verificar se o seu Mac não está comprometido.

Estas instruções da F-Secure para usuários avançados apresenta um procedimento baseado em comandos no Terminal que permite não apenas verificar a presença do malware como ainda removê-lo, caso encontrado.

No exemplo acima, que vem do artigo a respeito no Ars Technica, a máquina não se encontra infectada.

Mas trata-se de procedimento manual, suficientemente complexo e potencialmente arriscado (em caso de erro), portanto não faça se não compreender o que está copiando e colando – certamente outros procedimentos mais amigáveis para a verificação não tardarão.

Na dúvida, procure orientação especializada antes de aceitar qualquer instrução ou procedimento!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: