iPad: app para controle financeiro e orçamento doméstico

Pelo autor convidado Rony Zlochevsky

Organizar as finanças não é mágica nem uma tarefa das mais complexas, mas pode ficar bem mais simples quando se conta com uma ferramenta adequada e convenientemente ao alcance.

Milhares de softwares e planilhas para controle financeiro pessoal estão por aí, acessíveis em qualquer busca rápida no Google. Para a maioria das pessoas que já se aventuraram nessa tentativa de se organizar, entretanto, a primeira dificuldade é o simples fato de que você faz umas despesas aqui, outras ali e em dois ou três dias tudo já está desatualizado. Toda a sua boa intenção de se policiar foi pro espaço.

Realmente, depois de um um dia inteiro, não é fácil lembrar de todas as pequenas despesas que você fez! Mais do que isso, não é fácil nem mesmo lembrar de parar 10 minutos, uma vez por dia na frente do computador e registrar tudo...

Com interface amigável e intuitiva, o HomeBudget para iPad e iPhone traz uma solução eficiente para monitorar o que anda acontecendo com suas despesas e ajudar no planejamento dos próximos meses.

Uma das grandes vantagens desta ferramenta que adotei com grande sucesso é o fato de que ele sempre estará ao seu alcance, possivelmente no mesmo lugar em que guarda a carteira. Assim, em alguns segundos você registra o que acabou de gastar e não terá que lembrar dias depois.

Funções básicas:

  • receitas e despesas do dia-a-dia;
  • classificação de despesas em categorias personalizadas (Lazer, Alimentação, Médicas, Carro/transporte, Casa, etc.)
  • orçamento por tipo de despesa (previsto x realizado);
  • controle de contas (conta corrente, poupança, cartão de crédito, cash, etc.);
  • lembrete de vencimentos (pode-se programar um alerta / popup no prazo de cada conta);
  • relatórios de despesas por categoria, período, etc.;

Funções complementares:

  • proteção por senha;
  • backup via email ou wi-fi;
  • uso com diferentes moedas simultaneamente (por exemplo, para controle de contas em real, dólar, euro, etc)
  • family sync ( permite instalar o homebudget em vários devices e sincronizá-los para que mais de um usuário possa registrar as informações

Na prática

Como usuário do HomeBudget, aqui vão umas dicas práticas que observei:

À medida que o usuário vai explorando o app, o uso vai ficando mais fácil e depois de pouco tempo, já dá pra começar a ter uma boa noção.

Comece registrando informações básicas: defina uma senha de acesso e cadastre suas contas e o saldo inicial de cada uma delas. Em seguida, registre as contas a pagar que você pode prever ou já recebeu (aluguel, IPTU, etc.).

Crie o hábito de registrar cada evento assim que ele ocorrer (Assim que realizar uma despesa, registre. Assim que receber receita, registre. Assim que receber uma conta para pagar, registre.)

Mensalmente (ou como achar mais produtivo) faça o reconciliamento das contas (através do menu "Accounts", você pode marcar cada despesa como "reconciliada". Isso quer dizer que ela aparece no seu extrato do banco).

Inicialmente não se preocupe em usar todas as funções e cadastros. Tente simplificar o uso. Por exemplo, acrescente novas categorias de despesas somente quando tentar registrar uma despesa que não cabe em nenhuma existente. Informações como "attach receipt" ou "Payees" são dispensáveis para a maioria dos usuários.

Os pontos fracos que vejo são a ausência de uma versão para Mac ou PC e de como importar arquivos direto dos sites de bancos ou cartões de credito para fazer a reconciliação de contas... Pelo menos, não no formato que os bancos disponibilizam no Brasil.

Mas ambos são contrabalançados pela praticidade no uso no dia-a-dia que permitiu vencer a barreira essencial, que é desenvolver o hábito de registrar as transações no momento em que elas ocorrem!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: