Mac: 60+ comandos para personalizar o OS X a partir do Terminal

O comando defaults é um velho conhecido dos usuários avançados do OS X, e permite modificar, via Terminal, grande número de configurações do sistema operacional e de seus aplicativos, de maneiras nem sempre documentadas – e frequentemente ausentes de qualquer um dos paineis de preferências disponíveis pela interface gráfica.

Já tratamos anteriormente de alguns exemplos específicos do defaults (veja links ao final), mas agora chegou um presente de Páscoa antecipado para quem gosta de ter acesso a esse tipo de configuração sem precisar de utilitários adicionais fazendo o meio de campo: Mathias Bynens deu início a uma coleção de comandos defaults conhecidos, mantida colaborativamente no GitHub, e que já está com mais de 60 itens.

Antes de experimentar, cabe um alerta: alguns dos comandos (como o que reseta a configuração do LaunchPad) podem não ter possibilidade de reverter sua ação, portanto experimente com cuidado, e consciente de suas ações – pode ser uma boa ideia pesquisar sobre cada comando que lhe interessar, individualmente, em algum site de busca.

Além disso, às vezes os comandos geram inconsistência (por exemplo, entre o que será exibido na tela e o que o sistema realmente fará, como no que desativa o carregamento automático default das janelas abertas ao reiniciar), e em vários casos podem produzir efeito apenas após um reinício dos programas afetados, como o Finder ou o iTunes (no final da lista há um exemplo de comando que os reinicia a todos de uma vez).

Feitos os alertas, menciono também que há bom número de ações interessantes na lista, inclusive algumas que fogem à regra de serem acionadas pelo comando defaults. Alguns exemplos:

  • Permite o uso da tecla TAB para selecionar opções em diálogos modais
    defaults write NSGlobalDomain AppleKeyboardUIMode -int 3
     

  • Passa a mostrar todas as extensões d enomes de arquivos no Finder
    defaults write NSGlobalDomain AppleShowAllExtensions -bool true
     

  • Exige senha imediatamente a partir do momento em que a proteção de tela é acionada
    defaults write com.apple.screensaver askForPassword -int 1

    defaults write com.apple.screensaver askForPasswordDelay -int 0
     

  • Copia endereços de e-mail como `foo@example.com` ao invés de `Foo Bar <foo@example.com>` no Mail.app
    defaults write com.apple.mail AddressesIncludeNameOnPasteboard -bool false

E tem bem mais, incluindo comandos para o LaunchPad, Dropbox, iTunes, Time Machine, QuickLook e outros.

Não é a primeira lista do gênero, mas é sempre bem-vinda! Use com cautela, porque às vezes há uma boa razão para estes comandos não terem sido incluídos nos paineis de preferências...

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: