Malware: Apple prepara sua própria ferramenta para identificar e remover o Flashback

Na semana passada comentamos sobre o malware Flashback, que se aproveitou de uma falha no Java (cuja correção está disponível também desde a semana passada) para contaminar milhares de Macs em todo o mundo.

Aparentemente a infecção se espalhou por 1% dos Macs do mundo, uma proporção inédita e que merece atenção que vai além do procedimento manual para verificar e remover o malware Flashback via Terminal desenvolvido pela F-Secure e que vimos há poucos dias, e dos apps com a mesma finalidade que surgiram depois.

A Apple, que estava bastante silenciosa a respeito, ontem veio a público, na sua maneira curta habitual, comunicar 2 novidades a respeito:

1) a empresa está desenvolvendo seu próprio software para detectar e remover o Flashback

2) ela também está trabalhando com provedores de Internet do mundo inteiro para identificar e neutralizar os servidores de comando e controle usados pelos malfeitores para interagir com os computadores infectados.

O comunicado da Apple também deixa claro que as atualizações do Java publicadas na semana passada são apenas para o OS X 10.6 (Snow Leopard) e 10.7 (Lion). Para quem ainda tem um Mac com o OS X 10.5 ou anterior, a sugestão oficial é desativar o Java.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: