Alfred 1.2: um mordomo para o Mac, agora com a genial mesclagem de clipboard

O Alfred é um utilitário que considero essencial para interagir com meu Mac, porque oferece acesso direto e rápido a aplicativos, arquivos e serviços de uma forma que considero mais conveniente e ampla do que o Spotlight ou outros recursos nativos do sistema.

A especialidade do Alfred é localizar rapidamente o aplicativo ou documento que você quer abrir (aprendendo a priorizar os mais usados ou mais relevantes), conforme você digita os primeiros caracteres do seu nome. Assim que o aplicativo ou documento certo estiver em primeiro na lista de localizados, é só apertar Enter e ele será aberto.

É só pressionar Option + Espaço e sair digitando o que se deseja, dentre uma ampla gama de serviços (cálculos, acesso à web e muito mais). Em um artigo anterior eu o descrevi em bem mais detalhes, e agora com o lançamento da versão 1.2 ganhamos uma série de vantagens adicionais, incluindo:

  • Acesso rápido aos bookmarks do 1Password
  • Um atalho para aumentar o tamanho da fonte usada na caixa de interação
  • 2 novos temas visuais (mas prefiro o default)
  • Um novo mecanismo de localização de arquivos
  • Várias novas funcionalidades acessíveis via hotkeys
  • E muito mais

Mas a novidade que mais me agradou na nova versão foi o serviço Clipboard Merge, que precisa ser ativado nas preferências do Alfred e complementa o histórico de clipboard anteriormente já disponível com uma nova função: se você pressionar 2 vezes a tecla C ao dar um ⌘+C (ou seja, se pressionar ⌘+C+C), o trecho selecionado não irá substituir o que já estava na área de transferência, mas sim ser adicionado a ela. Dá até para escolher o separador preferido entre o texto antigo e o novo: um espaço, uma nova linha, ou deixar sem separador.

Instalei na manhã de ontem e já usei diversas vezes: simples e efetivo. O Alfred é gratuito, mas vários dos seus serviços mais interessantes e avançados só estão disponíveis a quem adquire o complemento Powerpack.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: