Desenvolvimento iOS: livro em português sobre programação para iPhone

A Editora Novatec lançou recentemente o livro iPhone na Prática, cuja proposta é ensinar passo a passo a desenvolver soluções para iOS.

Apesar do título, a intenção é preparar o leitor para desenvolver apps para iPhone, IpAd e iPod Touch, e a característica de ser passo a passo pode ser um grande ponto positivo.

O livro começa com 2 capítulos preliminares tratando especificamente de programação orientada a objetos e da linguagem Objective C, tópicos que podem ser essenciais para programadores que estão migrando de outras plataformas. Embora só no capítulo 3 comece a haver um aprofundamento sobre o ambiente de desenvolvimento, já no capítulo 2 encontramos o primeiro exemplo prático de programação, criando um aplicativo bem simples no Xcode.

A partir daí, as coisas começam a ficar mais específicas: o capítulo 3 apresenta o SDK, o IDE Xcode e o framework Coca Touch; no capítulo 4 vemos detalhes sobre o layout visual dos apps, incluindo o modelo de navegação, o controle do teclado, rotação & alinhamento, e mais; no capítulo 5 são apresentados aspectos sobre persistência (incluindo o SQLite), localização e imagens; e o capítulo 6 é específico sobre o desenvolvimento para iPad, apresentando detalhes específicos e diferenciais do desenvolvimento para tablets.

No capítulo 7 o livro muda de tom, sai do escopo exclusivo das ferramentas de desenvolvimento e trata dos passos necessários à disponibilização do seu aplicativo na App Store. Mas no capítulo final as ferramentas de desenvolvimento voltam ao foco, mas indo além do Xcode para tratar de bibliotecas e ferramentas externas, como o suporte a Dropbox, por exemplo, além de alguns detalhes sobre recursos adicionais de aprendizado, referências e mais.

O livro tem 272 páginas, e seu sumário em PDF está disponível para consulta, assim como um capítulo que serve como exemplo.

Um aspecto bastante prático é que o livro tem um site para complementá-lo, no qual estão disponíveis, no momento em que escrevo, downloads dos programas usados como exemplo.

Um desafio difícil de ser superado por materiais impressos, considerando a velocidade da evolução do Xcode, está vencido no momento: a versão do ambiente de desenvolvimento usada nos exemplos do livro é a atual (4.3.2), feito nem sempre alcançado pelos autores e editoras.

Para mais informações, consulte a página do iPhone na Prática no site da editora!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: