iDynamic: App brasileiro simula laboratório de física no iPad e iPhone

iDynamic é um app grátis que ilustra o funcionamento de sistemas físicos diversos. O app possui um menu onde o usuário pode escolher dentre vários sistemas para interagir.

Cada sistema é apresentado de forma animada onde o usuário pode interagir movendo os elementos, mudando os parâmetros físicos do sistema (como massa, força, etc.) além de poder usar os sensores presentes no dispositivo para realizar algum tipo de iteração (mover bloquinhos com o acelerômetro, mudar o ângulo de engrenagens com o giroscópio, etc…).

O app é universal, ou seja, ele roda tanto no iPhone quanto no iPad (sem precisar do modo de emulação de iPhone). Na verdade, no iPad, o app roda bem melhor, pois o aplicativo se ajusta ao tamanho da tela de forma a dar mais liberdade ao usuário interagir com o sistema.

Simulando 8 sistemas físicos

Existem 8 sistemas físicos que o usuário pode escolher. São eles:

Sistema Massa-Mola: Este sistema simula um sistema contendo uma massa em uma plataforma móvel. Este sistema ilustra o efeito das leis de Newton que envolvem força, aceleração, etc. O usuário pode mover a plataforma arrastando-a e observar o movimento da massa que esta liga da a plataforma por uma mola. Pode-se também ligar o acelerômetro e inclinar o aparelho, movendo a plataforma com a gravidade.

Sistema de engrenagens Aqui o usuário pode interagir com duas engrenagens de tamanhos diferentes e verificar a diferença de velocidades entre as mesmas. A iteração pode ser feita com o gesto de rotacionar (com ambos os dedos) ou optar por ligar o giroscópio e rotacionar as engrenagens literalmente rodando o aparelho.

Sistema de nível de liquido: Este sistema simula um tanque com uma torneira onde o usuário controla o quanto de água entra ou sai do tanque. Além da animação do tanque enchendo ou secando, é possível ligar o acelerômetro e simular oque ocorre com um tanque em baixa gravidade (bastando inclinar o aparelho) e, por exemplo, ver como é interessante encher um tanque na lua!

Sistema de pêndulo: Este é um sistema que anima um pêndulo conectado a uma base móvel. Aqui é possível ver oque ocorre com um pêndulo com massa grande ou pequena, com atrito ou sem atrito e até divertir-se tentando equilibra-lo com o celular de cabeça para baixo (é só ligar o acelerômetro que o sistema simula a gravidade real!).

Sistema de temperatura: Este é o sistema mais simples. Aqui o usuário brinca com um aquecedor virtual. É possível controlar a quantidade de calor gerada pelo sistema e ver o mesmo “incandescendo“ (além de conferir a temperatura em um termômetro).

Sistema de circuito elétrico: Este sistema simula um circuito elétrico simples onde as grandezas elétricas são controladas pelo usuário em tempo real e observadas em um aparelho de laboratório virtual (denominado de osciloscópio).

Sistema de Massa-Mola dupla: Este sistema é parecido com o massa-mola descrito acima, mas agora existem duas massas. Todas as opções disponíveis no primeiro estão disponíveis aqui, porem este sistema apresenta um comportamento muito mais complexo e divertido do que o primeiro. Por exemplo, o usuário pode deixar um dos blocos com uma massa muito maior do que a segunda e ver como o sistema se comporta.

Sistema de Braço Robótico: Esta é a grande vedete do iDynamic! Este é um sistema onde o usuário brinca e estuda o comportamento de um braço de robô industrial virtual. O robô tem 3 juntas que se movem seguindo um alvo que o usuário pode mover a vontade. Neste sistema é possível gravar um caminho (literalmente desenhando-o no aparelho) e pedir para o robô executa-lo modificando a velocidade do robô. Dessa forma é possível verificar como a trajetória fica distorcida. Além disso, é possível usar o giroscópio para girar as juntas do robô e o acelerômetro para controlar uma pequena bolinha que o robô passa a seguir quando o usuário inclina o aparelho.

Interação

Em praticamente todos os sistemas o usuário pode optar por ver os gráficos das variáveis em tempo real (a medida que vai interagindo) e aplicar sinais padrão aos sistemas (sinais liga-desliga, oscilatórios, etc...).

Apesar do aspecto divertido das animações, em cada menu o usuário pode escolher ver um pequeno texto explicando a teoria por trás de cada sistema. Isto torna o iDynamic uma ótima ferramenta para incentivar e divulgar o ensino de física e engenharia.

Quem quiser pode experimentar o iDynamic de graça na Apple Store. Os primeiros 6 sistemas são totalmente de graça e os 2 últimos custam 99 centavos cada (pagos apenas uma vez, liberando o menu para sempre). Mesmo estes dois últimos podem vir a ficar de graça com a campanha recentemente aberta de que, se iDynamic conseguir bastante resenhas e avaliações, faremos uma atualização e colocaremos estes menus grátis!

Espero que gostem do app e aguardem mais sistemas. Novas atualizações virão com mais sistemas divertidos e informativos para todos! Quem quiser saber mais informações ou ver um vídeo do app funcionando pode entrar em idynamic.engenheiro-tdah.com ou via App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: