Java para Mac agora virá diretamente da Oracle

Após 2 anos de aviso prévio dado pela Apple, a Oracle começou a se mexer de forma visível (ou seja, oferecendo produtos para download) para suportar diretamente o Java para desenvolvedores e usuários na plataforma Apple.

O recente episódio em que a Apple lamentavelmente demorou muitas semanas para lançar para o Mac uma atualização do Java que a Oracle já havia disponibilizado para outras plataformas como Linux e Windows e que corrigia uma falha de segurança importante não teve como consequência apenas o malware Flashback comprometendo a segurança de milhares de Macs pelo mundo.

Trata-se de uma situação que já vinha cozinhando desde 2010, quando a Apple anunciou oficialmente que ia começar a descontinuar a manutenção das ferramentas Java para o Mac, e deixou claro que os desenvolvedores não deveriam assumir que estas ferramentas continuariam presentes em versões futuras do OS X (embora o runtime do Java fosse continuar sendo mantido no ciclo normal do Leopard e Snow Leopard).

No lançamento do OS X Lion, em 2011, já ficou clara uma mudança: o Java não vinha mais como parte do sistema, e passou a ser um download oficial, mais ou menos na mesma categoria do plugin Flash: também um recado bastante claro.

A ideia de que o futuro do Java no Mac não era uma prioridade para a Apple e que ele teria que ser assumido pela mãe da criança – a Oracle, que adquiriu o Java da Sun – como ela já faz para as demais plataformas estava clara, mas não se convertia em realidade, a ponto de conduzir à situação mencionada acima: atualizações de segurança lançadas pela Oracle demoravam semanas para serem incluídas no calendário da Apple.

Depois da porta arrombada, a situação começou a mudar

No final da semana passada, após o efeito do malware Flashback, notamos que a Oracle lançou seu Java SE 7 Update 4 incluindo pela primeira vez versões para Mac do JDK e do SDK para o JavaFX, que são ferramentas para desenvolvedores Java – os quais agora poderão começar a desenvolver e testar seus programas Java no Mac usando ferramentas providas diretamente pela nave-mãe da linguagem.

As ferramentas para os usuários, incluindo o JRE ou Java Runtime Environment, que é a parte que usamos no navegador para acessar determinados sites (e por alguns aplicativos também, como o do IRPF) e que a Apple se comprometeu a manter para o Snow Leopard (e não mais para o Lion) devem começar a ser lançadas pela Oracle para os Macs ainda em 2012, mas sem uma data específica, como pode ser visto no anúncio oficial.

Na prática, portanto, só quem tem algo de diferente a fazer no momento são os desenvolvedores Java, que podem seguir estar instruções de instalação do Java da Oracle no Mac desde já se desejarem.

Para os usuários que querem ou precisam usar o Java no Mac, resta aguardar que a Oracle passe a oferecer uma versão do JRE e o suporte aos plugins para o navegador nosso de cada dia, e enquanto isso torcer para que a versão ainda oferecida pela Apple permaneça atualizada até que isso aconteça!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: