Perian: canivete suiço dos vídeos no Mac não será mais desenvolvido

Quando algum novo usuário de Mac me conta que não consegue assistir vídeos no Quicktime, eu tenho uma explicação e duas alternativas, que apresento: o Quicktime não vem com os CODECs necessários para alguns formatos de vídeo populares, e eles podem ser instalados gratuitamente por meio do Perian, ou você pode substituir o Quicktime por um app alternativo também gratuito, como o VLC.

Sobre o VLC, ontem tive o prazer de divulgar o bom andamento do projeto, que recentemente ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads.

Já sobre o Perian, a notícia não é tão boa: ontem seus desenvolvedores anunciaram no site oficial do app que vão parar de desenvolvê-lo em breve.

O Perian é mencionado na nossa lista de downloads essenciais para o Mac, porque é um componente open source para o QuickTime, que se integra ao OS X na forma de um painel adicional das Preferências do Sistema e, quando ativado, faz com que o QuickTime trate com naturalidade (exatamente como se fossem nativos!) os formatos que ele opta por não suportar por dafault, como AVI, DivX, FLV, MKV e muitos outros.

Os desenvolvedores mantiveram gratuitamente o Perian ao longo dos últimos 6 anos, e agora decidiram descontinuá-lo, embora não sem antes publicar uma última versão (que pode ou não funcionar no futuro Mountain Lion, segundo eles) e suportá-la por alguns meses.

A parada tem uma característica especial: antes de interromper o desenvolvimento, o código-fonte completo será disponibilizado no GitHub ou no Google Code, para que outros desenvolvedores interessados possam dar continuidade, se desejarem.

Eles também mencionam uma alternativa direta (o NicePlayer) e duas indiretas, que substituem o QuickTime (o VLC e o MplayerX).

É uma pena vê-los partir, mas os desenvolvedores do Perian fizeram gratuitamente, ao longo de mais de meia década, um trabalho interessante e útil, portanto neste momento merecem o nosso aplauso e agradecimento. Parabéns pelos excelentes serviços, e obrigado!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: