VLC ultrapassa 1 Bilhão de downloads

O VLC, meu aplicativo favorito para assistir vídeos no Mac e no Linux, acaba de ultrapassar 1 bilhão de downloads em sua contagem oficial.

O VLC é player de vídeo e áudio, faz e recebe streaming, converte formatos multimídia, e muito mais. Por ser tão versátil (e grátis!), considero que ele não pode faltar em nenhum computador – pois ainda que possa não ser o seu aplicativo preferido para alguma tarefa multimídia, ele geralmente será um excelente estepe para quando o preferido não conseguir entender algum formato ou completar alguma tarefa.

1 bilhão!

Vale destacar que a contagem oficial de downloads erra para menos: ela não considera os downloads deste software open source feitos a partir de outros sites, nem de repositórios de distribuições Linux, por exemplo.

Outro detalhe importante a considerar é que esta contagem só começou em 2005, embora o VLC exista desde 2001.

Mesmo imprecisa, entretanto, é esta a contagem que o projeto mantém, e o marco de ultrapassar 1 bilhão merece ser comemorado e divulgado.

A imprecisão e a ausência dos dados sobre todas as plataformas suportadas pelo VLC prejudicam também a comparação entre os downloads para os sistemas, mas observar que os downloads da versão para Mac correspondem a pouco mais de 10% do total, e que os downloads do código-fonte ultrapassam a marca dos 3%, pode permitir análises interessantes.

Parabéns, VLC! Vamos comemorar revendo a lista de 10 coisas que o VLC faz e você não sabia e aproveitando para relembrar que o VLC 2.x já está à disposição e trouxe novidades interessantes para todos os usuários, incluindo uma interface mais amigável!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: