Keynote da Apple: como assistir

Assistir ao keynote da Apple de hoje, sem ter ido a San Francisco nem se credenciado para a conferência anual dos desenvolvedores Apple, está ao seu alcance por meio das narrações e transmissões oferecidas por vários sites especializados e que permitem acompanhar anúncio a anúncio tudo que será apresentado.

Quem já acompanhou um evento do gênero conhece a rotina: há anos a Apple não transmite nem licencia outros para disponibilizarem o vídeo ao vivo, mas os principais portais de tecnologia internacionais mandam representantes que oferecem cobertura contínua de forma textual (e ilustrada, geralmente) no seu próprio site ou em serviços de terceiros (incluindo o Twitter). Alguns vão além e colocam no ar uma narrativa ao vivo da forma tradicional, em áudio ou vídeo, descrevendo ou comentando os fatos.

Os melhores entre eles costumam lotar ou ter problemas de excesso de usuários simultâneos, incluindo quedas e dificuldades de conexão. Faz parte do jogo e recomendo não se estressar, até porque minutos depois boa parte da imprensa especializada vai publicar análises e resumos de tudo que aconteceu e foi anunciado, e horas depois a própria Apple costuma publicar um vídeo da apresentação completa.

Mas isso não quer dizer que assistir é perda de tempo. Pelo contrário: é puro entretenimento geek e, se a sua agenda permitir, eu recomendo. O keynote do WWDC está marcado para hoje, das 14 às 15h30.

Além de convidar você a acompanhar o que eu mesmo vou comentar a respeito (via @augustocc e @brmacblog, com a parte que não for a sério no primeiro e os fatos no segundo), aqui estão as fontes de cobertura on-line internacionais que já usei no passado ou que eu mesmo escolheria para acompanhar hoje, em ordem de preferência:

  • The Verge: o site que tem a melhor cobertura de notícias tech da atualidade, na minha opinião, já anunciou que vai cobrir ao vivo, com comentários de Josh Topolsky, e começa às 14h. Link direto para o live blog.
  • TWiT.tv: A equipe do Leo Laporte, reunida no estúdio, vai comentar ao vivo as notícias sobre o evento, e logo em seguida ao final do evento fará uma rodada de análise sobre o que foi anunciado, incluindo contatos ao vivo com pessoas que estejam no local. Começa por volta das 13h30, em vídeo ou áudio.
  • A cobertura na MacWorld vai começar às 14h, com comentários de Jason Snell e Dan Moren.
  • Engadget: o Engadget também vai colocar no ar o seu live blog que vai ser atualizado diretamente de dentro do evento, começando às 14h.

Entre os veículos nacionais, a Mac+ e a Mac Magazine costumam publicar atualizações em seu site durante os eventos.

O BR-Mac não vai postar cobertura no site, a não ser que eu ache que tenho algo a dizer e que ainda não saiu em todos os outros blogs no mesmo minuto. Mas pretendo assistir à cobertura e comentar no Twitter ao vivo, e você será muito bem-vindo se quiser participar da conversa via @augustocc e @brmacblog!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: