Can U Control: jogo educativo brasileiro aplica conceitos de Ciências no iPhone e iPad

O Can u control é criação do engenheiro e desenvolvedor brasileiro Allan Medeiros, que da sua experiência como professor mais uma vez encontrou uma forma lúdica de transmitir conceitos de ciências.

Ele já apareceu por aqui anteriormente falando sobre seu outro app, o iDynamic, que simula experiências de laboratório de Física.

Assim, convidei-o para descrever sua nova criação (o jogo Can U Control, e o resultado segue:

Can U Control

por Allan Medeiros, autor do app

O aplicativo "can U control" é um joguinho simples de jogar mas que utiliza como ideia conceitos bastante complexos de engenharia de sistemas (Mecânica, Elétrica, etc…) aliados a gráficos divertidos e personagens cativantes.

O objetivo do jogo é fazer com que um personagem animado alcance um alvo. Ao contrário dos jogos deste tipo, o jogador não controla os movimentos do personagem e sim o "labirinto" onde o personagem se encontra.

Neste jogo, o personagem é obrigado a caminhar sempre seguindo um "campo vetorial" (primeiro conceito avançado que é mostrado de forma simples) que consiste basicamente de um monte de setas que indicam a direção para onde o personagem deve movimentar-se. O jogador então controla como fica disposto este campo vetorial (movendo um joystick para cima e para baixo).

Dependendo da fase e dificuldade, os movimentos ficam bem variados e o controle que se tem sobre o campo é limitado. Existe ainda um pequeno dial no canto esquerdo onde o jogador pode pausar, reiniciar, etc, bastando "girar" o dial com o dedo.

O tema central: educação

Tudo no jogo é relacionado (direta ou indiretamente) com educação. O tema principal do design do jogo é "papel" (as fases e mapas são desenhados em diferentes tipos de papeis). Os personagens são caracteres que consistem em componentes eletrônicos "antropomorfisados" (com olhos, boca, etc…).

À medida que o jogador vai avançando e passando de fase, dicas misteriosas vão aparecendo que indicam (pra quem estudar o assunto) o tipo de estratégia que pode ser utilizada nas fases.

As fases são ainda divididas em ilhas (como em Super Mário World) e os nomes das ilhas lembram os tipos de sistemas que cada ilha representa (por exemplo, linearLand é a ilha dos sistemas lineares, quantizedLand a dos sistemas quantizados e assim por diante).

Bastidores e desenvolvimento

Até as músicas no jogo são associadas a educação. Todas as músicas tocadas dentro das fases foram geradas por equações matemáticas! No about do jogo é possível visitar o site do mesmo e conferir como gerar as músicas com o Wolfran Tones.

Além disso, no about existe as estatísticas de quantas vezes o personagem perdeu (o personagem "morre" se o jogador perder o controle e sair da tela), quantos alvos e quantos bônus foram pegos.

O jogo é registrado no game center da Apple e os jogadores podem comparar seus pontos com jogadores do mundo todo (atualmente o recordista é um Britânico, quem sabe aparece um Brasileiro bom e toma esta posição!).

O jogador pode escolher dentre 16 personagens, e a explicação para o design de cada um deles também pode ser encontrada na home page (até o design deles tem um fundo educativo).

Por fim, ainda no about existe um link que explica como o jogo foi feito, a matemática usada e um exemplo da relação do jogo com um sistema dinâmico real (no caso do exemeplo um circuito elétrico).

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: