Guiato: quando o panfleto chega no iPhone porque a gente pediu, não é spam

Um conhecido meu trabalhou por muitos anos com pesquisa acadêmica na área de tecnologias móveis, e há uns 15 anos me disse: antes do fim da próxima década, teu celular vai poder te dizer detalhes e mostrar imagens de ofertas de empresas próximas de onde você estiver.

Na época parecia ficção: meu celular nem mostrava imagens, nem tinha recursos de geolocalização (embora a operadora de celular pudesse me localizar), e o máximo de conectividade de dados que eu percebia nele era nas mensagens de SMS.

Como eu estava enganado... anúncios baseados em mobilidade e localização já são realidade faz algum tempo, e podem ser bastante invasivos (quando enviados a quem não os solicitou) mas também bastante convenientes (quando o usuário se candidata a recebê-los, ou quando são configuráveis junto a outro serviço de seu interesse, como o GPS veicular que aponta postos próximos quando identifica que a gasolina está acabando, por exemplo).

O app Guiato está na segunda categoria – a dos convenientes –, pois só exibe as promoções e anúncios a quem queira recebê-los (e instale o app, claro).

Este trecho da descrição que recebi dos desenvolvedores explica a proposta do app:

Através do geoposicionamento, o consumidor pode localizar e consultar ofertas de produtos, endereços e horários de funcionamento no momento em que precisar, usando o tablet ou smartphone. O nosso aplicativo é uma maneira efetiva e inovadora de trazer o mundo físico de panfletos de vendas e promoções para o mundo digital.

Utilizando o site ou o aplicativo Guiato é possível receber alertas, procurar folhetos que antes eram fisicos, mas que agora estão disponiveis online. Com um smartphone e informando a sua localização, o usuário pode buscar por produtos, catalogos e promoções de acordo com os seus interesses utilizando a tecnologia de geolocalização Guiato.

Eu instalei a versão para iPhone (tem para iPad também), que naturalmente é gratuita (o modelo de negócio básico no ramo é cobrar do anunciante, e não do target), e rapidamente recebi uma série de catálogos de lojas nas minhas imediações.

Os catálogos são os mesmos que as empresas em questão distribuem na forma de folhetos, "jornalzinhos" ou encartes. Como estou em Floripa, longe dos grandes centros, a maior parte das ofertas são pouco direcionadas, e vem de lojas com alcance nacional e presença aqui na cidade. Pelo que percebo das descrições do app, o pessoal dos grandes centros pode esperar receber ofertas de um contexto geográfico mais próximo e específico, o que torna o serviço mais útil.

Mas mesmo aqui na província o modo mapa do Guiato me mostrou uma série de lojas nas quadras ao meu redor – uma farmácia, uma loja de bombons, 2 magazines, e destacou que uma delas (as Pernambucanas) tinha uma promoção de eletrodomésticos válida para o momento em que eu estava passando na frente dela.

De uma forma ou de outra, me parece que a utilidade é voltada a quem gosta de programar compras a partir de ofertas ou catálogos de lojas, e provavelmente não alcança muito a quem toma suas decisões de compras por outras maneiras.

Minha sugestão: se você deu atenção a algum folheto ou encarte de ofertas de empresa presente na sua cidade nos últimos 15 dias, e se sua cidade consta na lista de áreas abrangidas, instale o Guiato e veja se o conteúdo lhe agrada!

O Guiato tem presença brasileira, evidentemente, mas é um aplicativo de origem alemã. Além de atuar por aqui e na Alemanha, ele está presente em países como França, Russia e Espanha, onde alcançou a primeira posição na Apple App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: