Jogos clássicos no iPad: Activision lança coletânea dos seus cartuchos do Atari

Lançado hoje, Activision Anthology traz 45 jogos da era de ouro do Atari para os saudosistas.

A Activision foi a responsável pela maioria dos bons jogos do Atari da minha infância, bem antes de se tornar a responsável por franquias modernas como as séries Call of Duty e Guitar Hero.

Títulos emblemáticos do Atari 2600 (ou, no meu caso, do brasileiro Dactar II) como River Raid, HERO, Enduro, Chopper Command, Decathlon, Megamania, Keystone Kapers e Pitfall foram todos lançados pela empresa, a ponto de eu ter comentado (na época do lançamento do lamentável Atari's Greatest Hits) que

Para mim os “anos Atari” foram marcados por um número bem pequeno de jogos: Enduro, River Raid, Pac Man, Pitfall, Joust, Megamania, todos conhecidos pouco antes do declínio no Brasil, quando as únicas novidades disponíveis para a plataforma passaram a ser coletâneas na forma de cartuchos duplos, quádruplos, óctuplos e assim por diante.

E sabe o que eles têm em comum? Nenhum deles está na lista dos 100 jogos que fazem parte do Atari’s Greatest Hits.

E isso acontece por uma razão muito simples, e que eu já sabia (então nem devia ter tido a expectativa): a maior parte deles é da Activision, e não da Atari. Há exceções, como o Pac Man, que foi produzido pela Atari, mas sob licença da Namco.

Mas agora o lançamento do Activision Anthology corrige a sensação de insatisfação que o precursor lançado pela Atari me deixou.

Os controles são bem pensados (há várias opções, incluindo o tradicional D-Pad, e são bastante configuráveis), o ambiente da coletânea é simpático e nostálgico na medida certa (incluindo a trilha sonora "estilo Atari"), e os jogos estão disponíveis sem modificações visíveis.

O download do app Activision Anthology é grátis, mas vem com acesso a apenas um jogo (o Kaboom). Para ter acesso aos demais você pode adquirir (dentro do próprio app) pacotes de 11 títulos, ou o pacotão completo com todos os 45, que custa ~US$ 7.

Além de integração com o Game Center, os jogos vêm com componentes que usuários brasileiros da década de 1980 raramente viam, como a caixa e o o manual originais, dicas e estratégias dos autores, e mais.

Interrompi a confecção deste artigo 2x para jogar Atlantis, e agora vou jogar uma partidinha de Pitfall. Recomendo!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: