Como extrair o áudio de um vídeo no Mac

Extrair o áudio de um vídeo no Mac é uma tarefa fácil de realizar por meio de ferramentas que fazem parte do sistema, incluindo o Quicktime Player, o iMovie e outras.

O leitor Gustavo perguntou sobre o procedimento para converter vídeo em áudio ou separar a trilha de áudio de um clip, que mostrarei passo por passo a seguir.

Comecei por selecionar um vídeo: no meu caso, uma gravação da TV (em formato AVI) do Carlos Santana tocando Black Magic Woman em um show na América Central, mas poderia tratar vídeos de várias origens, pois como tenho o Perian (no futuro talvez o substitua pelo niceplayer) instalado, os programas da Apple passam a aceitar uma variedade de formatos multimídia, como se fossem nativos.

E escolher o vídeo de exemplo foi de fato a parte mais longa do procedimento deste tutorial, porque agora é só abri-lo no QuickTime Player que veio instalado no Mac e (mesmo enquanto ele toca) selecionar o menu Arquivo | Exportar, optar pelo formato "Somente Áudio" e pronto: ele gravará um arquivo de áudio correspondente ao que consta no seu vídeo.

E se você quiser o áudio só de uma parte do vídeo, também não há dificuldade: antes de usar a opção Exportar, vá ao menu Editar | Recortar e remova as partes indesejadas. Mas cuidado para não gravar o vídeo recortado por cima do seu original!

Como converter M4A para MP3

O formato do arquivo de áudio gerado pelo procedimento acima é o M4A, prontinho para arrastar para o iTunes.

Mas se você preferir MP3, o próprio iTunes se encarrega de converter, usando a opção "Criar versão MP3" do menu que aparece ao clicar com o botão direito nas músicas. Se para você ela aparecer com outro formato (por exemplo, "Criar versão AAC"), vá em Preferências | Geral e clique no botão Ajustes (ao lado das opções de importação de CD), e selecione o Codificador MP3.

A música em formato MP3 será criada na sua coleção do iTunes, e aí é só arrastá-la para a pasta ou aplicativo que você desejar.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: