TextWrangler: o editor de textos gratuito 5 estrelas para Mac

O TextWrangler, descrito pelos autores como o “irmão menor do BBEdit” (e eu diria que é a "versão grátis do BBEdit") é o melhor editor de textos gratuito do meu Mac.

Eu o usei por muito tempo, até me convencer de que ele era tão útil a ponto de justificar a aquisição do próprio BBEdit que, apesar de caro, custa BEM menos do que o valor que o seu irmão gratuito (e que sempre me atendeu bem) já tinha me gerado.

O TextWrangler tem aquela que para mim é a característica essencial de um editor de textos em ambientes gráficos: ao abrir o programa, ele RAPIDAMENTE exibe uma tela vazia na qual, se desejar, o usuário pode começar imediatamente a compor seu texto, sem usar nenhum menu ou comando, até chegar a hora de gravar – e a forma de gravar é a convencional, ⌘+S ou pelo menu File, sem ter de adivinhar nada.

Para editar textos comuns, como o deste post, não é preciso ir muito além disso, mas no caso dos programadores, administradores de sistemas e outros profissionais da informática, ele tem uma série de vantagens adicionais:

  • Suporte a edição de grande variedade de linguagens de marcação e programação
  • Níveis ilimitados de undo e redo
  • Colorização de sintaxe de linguagens de programação e de marcação
  • Ferramentas para transformações comuns, como a remoção imediata de caracteres estranhos (“zap gremlins”) de arquivos parcialmente corrompidos, conversão para maiúsculas e vice-versa, tabular, indent, inserir prefixos ou sufixos nas linhas, ordená-las, etc.
  • Busca avançada, com suporte a manipulação do texto via expressões regulares (PCRE)
  • Comparação de documentos
  • Suporte extensivo e em grande parte automatizado a bom número de padrões de caracteres – se o seu parceiro de equipe lhe enviar um texto em UTF-8, Latin-1, ISO-8859-1 ou qualquer que seja o default do sistema operacional que ele usa, você pode ajustar o editor, e só na hora de gravar você precisará parar para pensar de novo se mantém o padrão original ou muda para o seu próprio padrão (e o mesmo vale para os caracteres de final de linha!)
  • Extensibilidade via AppleScripts e shell scripts
  • E muito, muito mais.

Menos é mais

Tenho e sei usar uma série de editores de texto, e uso algum deles sempre que é a alternativa mais à mão para o que quero fazer. Mas hoje, na prática, boa parte do meu dia-a-dia é escrever, e preciso de uma ferramenta que, além de me oferecer os recursos essenciais, não fique no meu caminho.

E estes recursos essenciais nem são muitos: como estudante eu ainda peguei o final da era de ouro das máquinas de escrever, e gastei muitas fitas de uma portátil Lettera 22 como a da foto acima – assim até o minimalista bloco de notas do Windows 95 reunia boa parte do que eu valorizo em um editor de textos.

Afinal, embora às vezes eu precise do luxo de uma tela inteiramente dedicada ao editor de textos, o usual é ele ficar no cantinho dele para me permitir ter material de referência à vista, redes sociais e comunicação acessíveis, e o que mais eu esteja fazendo, pois tudo isso está incorporado ao meu processo produtivo e, se não estiver adequado ao momento, eu mesmo desativo – quando estou no meu próprio escritório, geralmente não preciso que o editor lide com isso por mim.

A interface do TextWrangler também me agrada. Editores de texto visuais têm algumas características em comum, e diferenciais que acabam formando e mantendo a preferência de seus usuários. No caso do TextWrangler, embora a janela de Preferências do programa seja enorme, todas as que uso no dia-a-dia estão também disponíveis em uma janelinha acessível por um botão na barra de ferramentas, como você pode ver na imagem acima.

Está tudo ali: quebrar ou não (visualmente, e não no arquivo) as linhas para que caibam horizontalmente na janela, mostrar ou não o indicador do limite lateral de tamanho de página, mostrar ou não indicadores dos tabs, exibir ou não a régua vertical (número de linhas), exibir ou não a calha à esquerda (muito útil ao editar código), mostrar ou não símbolos dos caracteres invisíveis (Enter, Tab, etc.), usar aspas de tipógrafo (e não as de programador) e expandir Tabs, entre outras funcionalidades.

Mal arranhamos a superfície, e sugiro que você dê uma olhada no que o TextWrangler oferece como editor de uso geral, como editor para programadores e como ferramenta para administradores de sistemas.

Editor 5 estrelas

Nada do que eu escrevi acima é novidade, pois o TextWrangler 4 foi lançado em abril, e eu já o havia descrito anteriormente aqui no BR-Mac (mas não custa voltar ao assunto).

A novidade é que agora a MacLife (uma das minhas revistas preferidas sobre assuntos da Apple) publicou em seu site o seu review do TextWrangler 4.0, ao qual atribuiu 5 estrelas (ou seja lá o nome que for daqueles quadradinhos) e a classificação Awesome. Acima você vê o quadro-resumo do review, mas o texto completo é interessante.

Parabéns aos autores, e continuo compartilhando minha opinião de que o TextWrangler é o melhor editor de textos gratuito (feito para Mac) no meu computador!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: