10 apps essenciais para o Mac

Uma lista de apps úteis pode multiplicar a utilidade de um novo Mac, e vários deles são verdadeiros downloads essenciais – gratuitos, em alguns casos.

Se você é recém-chegado e está se adaptando ao Mac, ou se já usa há algum tempo mas ainda sente falta de ferramentas para realizar operações com as quais tem familiaridade em outros sistemas, uma lista dos downloads essenciais pode ser importante para atingir a velocidade de cruzeiro e aprender o “jeito Mac” de fazer as coisas.

O conteúdo das listas sempre tem alguns pontos em comum, bem como alguma variação ao longo do tempo e das versões do OS X. Já publiquei algumas listas do gênero, mas a seleção da apps a seguir veio do site MacTrast:

  1. Alfred: A especialidade do Alfred é localizar rapidamente o aplicativo ou documento que você quer abrir (aprendendo a priorizar os mais usados ou mais relevantes), conforme você digita os primeiros caracteres do seu nome. Assim que o aplicativo ou documento certo estiver em primeiro na lista de localizados, é só apertar Enter e ele será aberto. É só pressionar Option + Espaço e sair digitando o que se deseja, dentre uma ampla gama de serviços (cálculos, acesso à web e muito mais).
  2. Dropbox: ma solução fácil de usar para armazenar cópias de seus arquivos na Internet, compartilhá-los com outros computadores (mesmo com Linux e Windows) que você use, disponibilizar parte deles para acesso a outros usuários à sua escolha, e mesmo para trocar dados entre seu Mac, o iPhone e o iPad.
  3. iWork: os aplicativos de escritório da Apple: Pages, Numbers e Keynote. veja também: Office Mac para saber como ter o Word, o Excel, ou mesmo o OpenOffice.
  4. Adium: MSN no Mac. E Gtalk. E ICQ. E mais.
  5. Found: um utilitário grátis para localizar arquivos no Mac e em serviços online que você usa.
  6. BetterSnapTool: Um utilitário que facilita reposicionar as janelas no desktop para aproveitar melhor o espaço.

Os outros 4 apps mencionados no "top 10" do artigo são Fantastical, CoBook, Clocks e 1Password. Como eu não os detalhei, me sinto no direito de inserir outros 4 na lista ツ São eles:

  • The Unarchiver: Descompacta vários formatos comuns de arquivos que você encontra na Internet ou recebe de usuários de outros sistemas operacionais – e alguns incomuns também (incluindo RAR, Lha, 7-zip,zip, gzip, bzip2 e mais). Gratuito na Mac App Store.
  • VLC: É o canivete suiço dos formatos multimídia. Serve para assistir vídeos no Mac, exibindo (e convertendo) formatos multimídia que o Mac nem sonha em suportar nativamente.
  • TextWrangler: um editor de texto puro (para desenvolvedores, administradores de sistemas, etc.) com características avançadas.
  • TextExpander: uma maneira inteligente de gerar atalhos de teclado, substituindo trechos comuns (fixos, baseados na clipboard, ou mesmo gerados por scripts) no lugar de abreviaturas definidas por você, conforme você as digita. Eu o uso várias vezes por minuto: para inserir meu endereço postal, URLs frequentemente mencionadas, símbolos (como ⌘ e ♫), tags HTML e até respostas completas a perguntas que me fazem frequentemente por e-mail.

E você, que apps incluiria na lista de essenciais?

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: