Como atualizar o iPhone para o iOS 6

O iOS 6 é compatível com o iPhone 3GS, 4, 4S e 5, com o iPad 2 e o novo iPad, e com o iPod Touch das gerações 4 e 5, e acaba de ser lançado. Vários dos seus recursos funcionam em todos eles, outros têm requisitos especiais e funcionam apenas nos mais recentes – como as fotos panorâmicas, que não estarão presentes no iPhone 4 para trás (nem no iPod Touch de 4ª geração).

Ele traz uma série de novidades, e atualizar o seu iPhone para usá-lo é grátis e simples, mas exige alguns cuidados.

O que fazer antes de começar

Atualizar qualquer sistema operacional é sempre um procedimento delicado, mesmo quando a operação em si é simples.

Recomendo certificar-se de ter realizado os seguintes passos:

  • conferir se há espaço disponível no iPhone para fazer o download da nova versão. Se necessário, apague alguns apps volumosos, que você pode consultar em Ajustes | Geral | Uso – você poderá instalá-los novamente depois, mas atenção: considere que os dados armazenados pelos apps serão perdidos.
  • verificar se o seu backup está em dia (seja no iCloud ou em uma sincronização com o iTunes),
  • observar se a sua conexão de rede sem fio está funcionando bem
  • garantir que o iPad esteja conectado a um carregador, para evitar surpresas desagradáveis durante o processo.

Além disso, sugiro não ter pressa de atualizar, especialmente no primeiro dia: muita gente vai estar tentando, e as conexões e demais recursos (incluindo suporte) estarão sobrecarregadas, não apenas podendo causar problemas, como ainda dificultando o acesso imediato a soluções.

E se o seu iPhone tiver passado por processo de desbloqueio, jailbreak ou outra modificação similar de suas configurações, consulte as instruções do responsável pelo processo antes de prosseguir, porque ele pode interferir negativamente na atualização.

Atualizar iPhone para iOS 6: como fazer

Em primeiro lugar, certifique-se de estar rodando o iOS 5 ou superior, pois o iOS 5 (lançado em outubro de 2011) foi o primeiro a permitir a atualização a partir do próprio iPhone, sem precisar do computador.

Para verificar sua versão, pegue seu iPhone, toque no ícone Ajustes, selecione Geral e toque em Sobre.

Vai aparecer uma tela com diversas informações a respeito do seu iPhone, incluindo a Versão, que no meu caso (e no momento em que escrevo) é a 5.1.1. Se a sua for inferior a isso (desde que seja 5.0 ou superior), prossiga – caso contrário, vá diretamente ao último parágrafo deste texto.

Para atualizar o sistema do seu iPhone, basta usar o mesmo ícone Ajustes, tocar em Geral e em Atualização de Software. Se nova versão estiver disponível, basta aceitar a opção de atualizar, caso contrário você será informado de que sua versão já é a mais atualizada.

Dica extra: Caso o seu iOS seja da versão 4.x ou anterior, o procedimento acima não se aplica, e aí sugiro consultar a documentação oficial a respeito de como fazer a atualização via iTunes em seu computador.

Caso você encontre problemas na atualização do iOS do iPhone, antes de qualquer outra providência, recomendo testar esse procedimento para reiniciar um iPhone travado e que (dependendo da causa) pode ser a solução. Se não resolver, antes de procurar a assistência técnica, peça a um usuário experiente que o ajude com o guia de resolução de problemas com o iPhone.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: