Remapeando o teclado do Mac com o Ukelele

O Ukelele permite editar o teclado do Mac, mudando as posições das teclas, criando novas, configurando acentuação, inserindo caracteres especiais, etc.

Trata-se de um editor de layout de teclado para o Mac, gratuito e capaz de associar caracteres Unicode à sua escolha (ou mesmo sequências de caracteres) a qualquer tecla, ou mesmo de definir as chamadas dead keys, que afetam o resultado da próxima tecla pressionada, como é comum na acentuação nos mapas de teclado usuais no Brasil (por exemplo, pressionando ^ e a você obtém um â).

As possibilidades de reconfigurar são muitas: aproveitar teclas pouco usadas para inserir símbolos que você usa na sua atividade, um alfabeto fonético ou de idioma não suportado, recursos matemáticos, sequências de até 20 caracteres, trocar de posição algumas teclas para maior conveniência ou para adequar preferências pessoais, etc.

Os mapas de teclado do map (arquivos .keylayout) adotam um formato XML que até pode ser editado manualmente, mas trata-se de tarefa trabalhosa e delicada. Com o Ukelele a edição se torna visual, arrastando caracteres (por exemplo, a partir do Visualizador de Caracteres) diretamente para uma representação gráfica da distribuição das teclas.

O resultado do Ukelele é um novo mapa de teclado que pode ser copiado para a pasta Keyboard Layouts (em /Library ou ~/Library) e aí (após um logout e novo login) passa a estar disponível (com o nome que você definiu na opção ’Set keyboard name’ do menu do Ukelele) para seleção nas Preferências do Sistema, no ícone Idioma e Texto (mais especificamente na aba Leiautes de Teclado).

A maior parte das teclas que produzem alguma saída visual em um teclado comum pode ser alterada pelo Ukelele. Outras teclas, como Command, Control, Option e assemelhadas ficam fora do alcance dele (e de modo geral podem ser rearranjadas entre si usando o ícone Teclado nas próprias preferências do OS X, como vemos na ilustração acima). O mesmo vale para as teclas de controle de hardware (volume, brilho, etc.)

Teclados e caracteres são assuntos sujeitos a bastante variação e com complexidades potencialmente ocultas, portanto o Ukelele vem acompanhado de um manual em PDF (76 páginas), e de um tutorial, para quem desejar esgotar o potencial da ferramenta. Uma coleção de mapas de teclado prontos e alteráveis também vem incluída no pacote (mas você também pode simplesmente importar e modificar o mapa que estiver em uso no seu Mac, salvando-o com outro nome).

Eu uso o teclado completo, como o da imagem acima, e o mapa de teclado default EUA Internacional (com acentuação em português da forma como aprendi desde a década de 1980) me atende bem – os complementos a ele eu defino por meio do app TextExpander.

Mas eu fiz uso do Ukelele para aproveitar algumas das teclas numéricas à direita (cuja função original eu não uso) para facilitar a inserção de alguns símbolos que uso com frequência, como você vê na ilustração abaixo.

Leia também: Redefinindo as teclas no Mac: Home, End, Page Up e mais.

Agradecimento: Eu fiquei sabendo da existência do Ukelele a partir deste comentário do Walter Cruz (sobre como ele trocou a posição da tecla aspas com a tecla til para facilitar o uso frequente na programação) no post sobre como evitar acidentes com o Caps Lock.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: