Como desativar o Java no Mac, diretamente no seu navegador

Recentemente escrevi detalhadamente no TechTudo o que penso sobre o risco potencial representado pelo plugin Java nas máquinas de muitos usuários que o mantêm ativo mesmo quando não está em uso.

Já faz algum tempo que o plugin Java não é mais parte da instalação default do Mac, e que os usuários que necessitam rodar applets (como as de home banking) no seu navegador ou executar aplicativos em Java no Mac precisam instalar, opcionalmente contando com a ajuda do Preferências Java, disponível na pasta Utilitários.

O mesmo utilitário (que você pode localizar facilmente pressionando ⌘+espaço e digitando o nome Preferências Java) pode ser usado para ativar e desativar o plugin Java, caso tenha sido instalado por meio dos recursos do OS X (e não pelo download do site da Oracle, mantenedora do Java em si).

Quando o plugin Java é necessário, ele é um recurso poderoso no seu navegador – por exemplo, para acessar o site de vários bancos, alguns serviços governamentais e mais. Mas quando ele está ativado (assim como ocorre com qualquer plugin), ele pode se tornar em um vetor de ataque ao seu sistema mesmo quando não está em uso, expondo o computador a contaminação por malwares, como aconteceu com o infame Flashback no ano passado, e como ocorreu recentemente com outra plataforma suportada pelo Java devido a um bug no JRE 7 que também estava disponível em versão para Mac (felizmente pouco popularizada).

Pelo Preferências Java mencionado acima você pode desativar o plugin e voltar a ativá-lo só quando precisar usá-lo (é o que recomendo a quem precisa ter o plugin instalado), mas o OS X Daily surgiu com uma sugestão diferente: manter o plugin ativado no sistema e desativá-lo diretamente no navegador que você usa, mas deixá-lo ativo em outro navegador reservado às operações que precisam dele.

Se for essa a sua opção, seguem as instruções para desativar o plugin Java nos 3 navegadores mais populares no Mac:

  • Safari: pressione ⌘+, (command+vírgula), clique em Segurança e cancele a opção "Ativar Java".
  • Chrome: visite a URL especial chrome://plugins/, localize o Java e clique em Destivar.
  • Firefox: pressione ⌘+, (command+vírgula), clique no ícone General, no botão Manage Addons, aí em Plugins, encontre o Java e clique em Disable.

Aproveite para ver se o navegador em si está atualizado, e para revisar outros plugins que você tenha ativos nos navegadores (o potencial de segurança deles pode ser similar, mesmo quando o histórico não é), sabendo que de modo geral você pode desfazer a operação simplesmente voltando à mesma opção no futuro.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: