Carmageddon para iPad e iPhone lançado hoje, grátis por 24h

O clássico jogo Carmageddon acaba de ser relançado para iPad e iPhone, e está grátis só hoje, como agradecimento ao apoio financeiro recebido dos fãs para a sua reedição.

É uma conversão para iOS do jogo original, com algumas novidades interessantes nos controles touch e nos recursos de replay, suporte ao Game Center e compatibilidade com iPad, iPhone e iPod Touch (iOS 5.1 ou posterior).

A corrida continua sendo com liberdade de circular pelas ruas da cidade, destruindo os carros dos oponentes e atropelando o público. São 11 cenários, 28 adversários, 30 carros jogáveis e muita violência, a ponto de eu não recomendar o jogo a quem não esteja familiarizado com a ideia, seja impressionável ou influenciável pelo ambiente virtual.

Leia também: Crazy Taxi: jogo clássico do PlayStation 2 chega ao iPad e iPhone.

Carmageddon: origens e polêmicas

O violento (e bizarramente divertido) Carmageddon foi lançado originalmente em 1997, trazendo pela primeira vez a ideia de um jogo de transgressões no trânsito. Isso foi ainda nos tempos dos jogos para DOS, e depois o sucesso fez com que ele fosse portado para quase todas as plataformas da época.

Polêmico por natureza desde o princípio, ele inaugurou uma série de sucessos baseados em combates automobilísticos com violência explícita, embora frequentemente humorística – o que não diminui muito a atenção crítica gerada por bônus recebidos ao atropelar pedestres do jogo, por exemplo.

Como consequência, em alguns países como Inglaterra e Alemanha, o jogo recebeu uma discreta modificação para não ser censurado: os pedestres humanos foram substituídos por zumbis ou por robôs. Aqui no Brasil ele chegou a ser proibido, e em alguns outros países ele foi liberado apenas para maiores de 18 anos.

Mas nos 15 anos que se passaram desde então, o nível de violência e comportamentos criminosos exibido nos jogos só aumentou, e agora o Carmageddon original vai voltar possivelmente chamando bem menos atenção por este viés, e mais pelas divertidas corridas de demolição que proporcionava. Ou não.

Esta reedição para o iPad e iPhone é um subproduto do projeto Carmageddon: Reincarnation, para produzir um novo jogo dando continuidade à série. A ideia recebeu grande adesão dos fãs, que se mobilizaram aos milhares pra contribuir os US$ 400.000 necessários para a iniciativa, já alcançados e largamente superados.

Os desenvolvedores do jogo original anunciaram que já vêm trabalhando na
Mais interessante: durante as primeiras 24h após o lançamento (que será ainda neste inverno), o jogo estará disponível gratuitamente. Estou no aguardo!

Quanto à continuação (Carmageddon Reincarnation), também estou na expectativa da versão para Mac, já confirmada. Mas, como no caso de outros jogos da década de 90, acredito que a capacidade de me divertir tende a ser maior no remake do original do que em continuações contemporâneas!

O Carmageddon original foi lançado hoje e está grátis na App Store durante seu primeiro dia de disponibilização.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: