Dropzone: o novo utilitário indispensável do meu Mac agiliza o uso do sistema

O Dropzone oferece um atalho conveniente, discreto e fácil de usar para as ações que eu uso com mais frequência, como enviar arquivos para um servidor, abri-los no editor gráfico ou de texto, ou grande variedade de outras opções.

Eu já ouvi falar dele há um bom tempo, mas resistia a testar porque, a bem da verdade, o que ele faz também pode ser feito por recursos nativos do sistema, como a Dock. Mas foi só gastar alguns minutos configurando e testando a versão de teste gratuito para perceber que ele oferecia um grau de conveniência e praticidade que justificou a sua instalação e adoção definitiva por aqui.

Ele tem 2 modos de operação básicos, sendo um por meio da barra de menus (que eu confesso jamais ter utilizado), e outro – chamado Circles – que surge na tela quando você arrasta o ícone de qualquer arquivo ou objeto até a lateral, exibindo (até) 5 ícones de ações à sua escolha, e aí é só largar o ícone em cima dela.

Como a minha Dock fica na base da tela e configurada com ícones bem menores, ter as 5 ações mais frequentemente usadas disponíveis com ícones grandões (e ocultos, exceto na hora do uso) na lateral da tela acaba me facilitando bastante a vida sem ter de reposicionar a Dock (que de modo geral me atende melhor na base da tela).

O sistema já vem com um conjunto de ações genéricas selecionáveis: abrir o arquivo em um aplicativo, enviar o arquivo (para o Flickr, ImageShack, Amazon S3, TwitPic ou um servidor FTP), copiar ou mover para alguma pasta, zipar & enviar por e-mail, e mais.

Mas a riqueza dele é o conjunto de extensões disponíveis, trazendo uma variedade de ações configuráveis para uso no Dropzone, tais como criar uma imagem DMG, enviar por SCP, definir como papel de parede, imprimir, transcrever o caminho para o Terminal, encurtar uma URL e mais.

No meu caso, as ações definidas são bem simples abrir uma imagem no editor gráfico Acorn, abrir um texto no editor de textos BBEdit, ou enviar um arquivo via SCP para o servidor dos meus sites.

E eu as uso dezenas de vezes todos os dias. Não tenho dúvida de que foi uma boa aquisição no meu caso, e você pode avaliar se serve no seu caso gratuitamente e, se aprovar, comprar na Mac App Store. Eu recomendo!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: