Um atalho para fechar imediatamente - e à força - o aplicativo em execução no Mac

O comando Forçar Encerrar (ou Force Quit) é daqueles que é bom conhecer e melhor não usar. Mas quando um aplicativo se comporta mal e chega a hora de usá-lo, um atalho que o acelere pode ser bem útil.

O Forçar Encerrar faz o que diz o nome: permite que o OS X encerre um aplicativo de maneira coercitiva, sem permitir a ele os procedimentos usuais como verificar se há arquivos não salvos ou outros procedimentos de final normal de execução. É por isso que ele deve ser reservado a aplicativos já travados ou que estejam se comportando anormalmente, e não ao uso frequente.

O Forçar Encerrar pode ser acessado de várias maneiras, incluindo, por exemplo, a opção correspondente no menu Maçã  no canto superior direito da tela, ou no menu que aparece ao pressionar Option e clicar com o botão direito no ícone na Dock de um app em execução.

O próprio menu Maçã dá a dica do atalho genérico Option+⌘+ESC que mostra um menu de apps em execução para que você possa Forçar Encerrar a que desejar.

Mas quando se trata de um app que está se comportando mal e ocupando excesso de recursos do sistema, às vezes abrir um menu e selecionar opções nele se torna uma alternativa menos desejada, e para isso existe outro atalho de teclado que vale a pena memorizar: Shift+Option+⌘+ESC.

O que o Shift+Option+⌘+ESC faz é simples e direto: ele força o encerramento do aplicativo corrente (aquele cujo título aparece ao lado da Maçã  no canto superior direito da tela), facilitando "matar" um aplicativo que trava enquanto estamos usando.

Devido às suas consequências potenciais, entretanto, este é um atalho diferente dos demais: não basta pressionar as teclas em conjunto, é preciso mantê-las pressionadas por 3 segundos, reduzindo assim a chance de acionamento acidental.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: