5 atalhos de teclado essenciais para o Finder

O Finder é o navegador de arquivos do Mac, e 5 atalhos simples para mudar o modo de visualização podem ampliar a eficiência ao explorar as pastas e manipular os arquivos.

O Finder tem 4 modos básicos de visualização e navegação: ícones, lista, colunas e Cover Flow, mostrados (em sentido horário) no quadro a seguir:

Os 2 primeiros modos são os que mais uso no dia-a-dia: o modo Ícones permite uma visão rápida da quantidade de itens em cada pasta para encontrar visualmente o que quero usar ou operar, e o modo Lista permite clicar no cabeçalho de cada uma de suas colunas para ordenar pelo seu conteúdo, selecionando assim rapidamente os itens maiores, mais recentes, ou colocando-os em ordem alfabética, por exemplo.

O modo Colunas é pouco usado por mim, mas em sua operação mais básica mostra na coluna da esquerda a lista de itens de uma pasta, e na coluna da direita mostra os detalhes sobre o item selecionado. Já o modo Cover Flow é típico do iTunes (onde permite navegar na coleção de discos), mas pode ser usado para navegar por uma coleção de fotos, de documentos, etc, com visual atraente (e pouco prático, na minha opinião).

Você pode alternar entre os modos a qualquer momento usando os menus do Finder ou mesmo os ícones disponibilizados para este fim, mas eu me acostumei a usar os atalhos de teclado ⌘+[1-4] (ou seja: a tecla Command pressionada em conjunto com um número de 1 a 4) para alternar rapidamente. Para ficar claro:

  • ⌘+1 – alterna para o modo Ícones.
  • ⌘+2 – alterna para o modo Lista.
  • ⌘+3 – alterna para o modo Colunas.
  • ⌘+4 – alterna para o modo Cover Flow.

Se você usa o modo expandido dos diálogos de abrir e salvar arquivos, os mesmos atalhos também servem para eles, com exceção do modo Cover Flow, que não se aplica.

O quinto atalho a memorizar pode ser combinado aos 4 modos de visualização: é o que exibe ou remove a barra lateral (sidebar), alternando entre as 2 situações acima: quando ela estiver atrapalhando, pressione Option+⌘+S – e quando quiser que ela retorne, simplesmente pressione Option+⌘+S novamente.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: