Projetor no Mac com o Mountain Lion e adaptador VGA: como fazer funcionar

Conectar o MacBook a um projetor, TV ou monitor com a tradicional porta VGA sempre foi uma operação simples, mas o Mountain Lion criou uma complicação adicional.

O adaptador Mini DisplayPort para VGA sempre foi (e continua sendo) o responsável principal pela operação: quando você o pluga à porta Mini DisplayPort dos MacBooks (ou outros Macs) menos recentes, ou à porta Thunderbolt dos Macs lançados a partir de 2011, pode plugar a ele o cabo tradicionalmente usado em monitores e projetores.

O padrão de conectores VGA (abaixo) foi lançado em 1987 e apesar de suas limitações continuou a opção mais básica e popular em periféricos de vídeos feitos para PCS por décadas a seguir.

Embora projetores e monitores mais recentes costumem ter outros conectores que permitem qualidade de vídeo superior (como os digitais DVI e HDMI) também suportados pelos Macs, o velho cabo VGA continua sendo o mínimo múltiplo comum, e quem usa um Mac para fazer apresentações geralmente logo descobre que é essencial levar na pasta um adaptador como o acima. (leia também: Adaptador do Mac para monitor externo, TV ou projetor: como escolher).

Conectar Mac ao projetor: o problema e a solução

Até recentemente, a operação era simples: plugar o adaptador acima ao conector Mini DisplayPort (ou Thunderbolt, nos Macs mais recentes), plugar o cabo VGA ao adaptador, aguardar 5 segundos pela sincronização, e pronto.

Mas o OS X Mountain Lion, lançado há poucos meses, trouxe um complicador adicional: a conexão continua sendo automática e rápida, mas ganhou algumas condições especiais para que possa ocorrer e, caso elas não estejam presentes, nenhuma imagem aparece, a ponto de fazer parecer que o adaptador não está funcionando ou deixou de ser compatível. De fato, quando pesquisei na web a respeito, encontrei vários usuários relatando (equivocadamente) que o projetor (ou a saída VGA) não é mais suportado no Mountain Lion. Felizmente não é bem a verdade: contiua compatível, mas está com problemas que antes não existiam.

Eu não encontrei documentação específica, mas o que notei, após experimentar diversas alternativas, é que quando tanto o projetor quanto o MacBook já estão ligados e prontos no momento em que eu plugo o cabo VGA, a conexão funciona como antigamente: é só plugar, aguardar poucos segundos, e está pronto (mas 2 usuários relataram que a qualidade da imagem que eles obtêm não é a mesma das versões anteriores, algo que comigo não aconteceu).

Já quando o cabo é plugado com o Mac ou o projetor desligados ou não-prontos, geralmente a conexão não ocorre (encontrei exceções, como conexões que acabam ocorrendo ao final do boot, mas elas não ocorreram em todos os testes, e não sei qual a condição adicional que as faz ocorrer).

Caso não resolva, há algo mais a tentar (relatado por outros usuários, mas ineficaz para mim): em Preferências do Sistema | Monitores, pressionar a tecla Option faz surgir o botão Detectar Monitores, que outros usuários relatam ter sido necessário para fazer a imagem aparecer em seus projetores.

Portanto, fica registrada a sugestão, ao menos enquanto a Apple não atualizar o sistema para retornar ao compartamento anterior: após verificar no manual dos seus equipamentos se eles aceitam com segurança ter o cabo VGA plugado quando já está ligado, plugue-o só quando já estiverem prontos para exibir a imagem, e aí deve funcionar. Ou ao menos funcionou em 100% dos meus testes.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: