Windows no Mac - qual o melhor desempenho: Boot Camp, Parallels, VMware ou VirtualBox?

Instalar Windows no MacBook, iMac ou Mac mini é um interesse comum, pelas mais variadas razões, e há vários softwares que permitem alcançar este fim, cada um com suas vantagens e limitações.

Mesmo que para você possa parecer análogo a misturar guaraná num whisky black label ou colocar um reboque numa Ferrari, o fato é que a demanda por rodar Windows (ou Linux, ou outro sistema operacional) no Mac é real para muitos usuários.

Já vimos anteriormente como rodar Windows no Mac, e vou recapitular apenas prevemente as maneiras: basicamente você pode optar por instalar o Windows nativamente compartilhando o hardware com o OS X e escolher qual dos 2 quer rodar no momento do boot (por meio do Boot Camp, que vem com o Mac), ou rodar o Windows como um sistema virtual simultaneamente com o OS X, com softwares como o Parallels, VMware Fusion e o gratuito (e open source) VirtualBox.

Cada um deles tem vantagens e recursos específicos, bem como seus requisitos e restrições, e os sites de cada uma das ferramentas acima (e o artigo anterior) podem ajudar a diferenciá-las.

Mas uma questão frequente é: como se compara o desempenho delas? Essa questão pode ser essencial para quem quer rodar jogos do Windows no Mac, ou tirar proveito de softwares científicos, de engenharia, de produção multimídia, etc. do outro sistema operacional.

E é isso que um recente artigo do Mac Observer responde: qual a opção com maior desempenho para rodar Windows no Mac.

Eles usaram um iMac 2011 com 16GB de RAM e aplicaram (tanto quanto possível) as mesmas configurações para comparar o desempenho do Windows 7 no Mac usando Boot Camp, VMware Fusion 4.1.3, VMware Fusion 5.0.1, Parallels 7, Parallels 8 e VirtualBox 4.2.

BootCamp bem à frente, VirtualBox no fim da fila

Foram realizados 12 testes, alguns mais amplos, outros mais específicos: PCMark, 3DMark, GeekBench, CineBench e mais. Cada um foi apresentado graficamente no artigo e tem pequenas variações, mas o gráfico abaixo (do teste PCMark 7) é um bom resumo:

Note a legenda ao final, e veja que na maior parte dos gráficos se repete o seguinte padrão: VirtualBox bem atrás, Parallels pouco à frente do VMware Fusion, e BootCamp à frente de todos. Em alguns testes é interessante notar que determinados softwares não conseguiram cumprir todas as tarefas.

O padrão ordenado se repete na maioria dos testes, e conduz à conclusão natural considerando as tecnologias envolvidas: quem precisa de máximo desempenho deve optar pelo BootCamp e, se preferir a conveniência de virtualizar, tem ligeira vantagem de desempenho se optar pelo Parallels 8, mas o VMware Fusion fica próximo o suficiente para merecer uma comparação pelos recursos, não apenas pelo desempenho.

E o VirtualBox? Bem, o VirtualBox também tem vantagens: é gratuito e open source.

Veja os detalhes em Benchmarking Parallels, Fusion, and VirtualBox Against Boot Camp

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: