Instalar um hackintosh ou comprar um Mac: a análise da InfoWorld

Hackintosh é o nome dado a um computador instalado com o Mac OS X mas sem usar o hardware da Apple. Instalar um hackintosh pode ser um procedimento complexo, juridicamente nebuloso (no mínimo), e o resultado às vezes fica longe de ser similar ao obtido com um Mac.

Por outro lado, instalar um hackintosh pode ser uma oportunidade de aprendizado sobre o que acontece nos bastidores do sistema operacional, e quando é bem-sucedido, pode permitir conhecer como é o uso de diversos recursos típicos do Mac, embora na minha opinião claramente viole o texto da licença dada pelo fabricante para uso do software.

Este artigo da InfoWorld apresenta uma boa síntese dos prós e contras da decisão de instalar um hackintosh, falando sobre custo, esforço, compatibilidade, estabilidade, aspectos jurídicos, suporte, riscos, restrições, a incerteza no momento das atualizações, e mais.

O artigo traz ainda uma lista de recursos que podem interessar a quem pensa em experimentar um hackintosh: tem uma lista de computadores do mercado compatíveis com o Mountain Lion (e os procedimentos que foram necessários para quem instalou), um site especializado em guias de instalação e configuração de hackintosh, um guia de instalação do Mountain Lion em um PC, e mais a referência ao tonymacx86 e ao kakewalk, com suas ferramentas de instalação e configuração.

A questão jurídica é mencionada em detalhe, inclusive reproduzindo o trecho da licença do OS X, com a qual o usuário é chamado a concordar, dizendo não estar incluída nela a permissão de instalar, usar ou rodar o software em um computador que não seja da marca Apple. A efetividade jurídica desta restrição é questionada frequentemente, mas não vou entrar nesta seara, e recomendo prudência na análise.

O artigo termina com uma afirmação simples e que sumariza a situação: o hackintosh tem seu interesse (e suas limitações) para determinados públicos, mas não para todos. Quem quer ter a experiência oferecida pela Apple, não tem inclinação técnica e nem precisa de algum hardware diferente estará melhor se optar por um Mac.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: