Como extrair as faixas de áudio de um DVD no Mac

O leitor Lauro César enviou a dúvida sobre como extrair as músicas de um DVD (de show ou musical) individualmente, para tocá-las em separado num player de áudio.

Quando se trata de extrair o áudio de um arquivo de vídeo na íntegra, o próprio OS X tem uma solução simples, como já vimos no artigo "Como extrair o áudio de um vídeo no Mac". Mas quando se trata de um DVD, usualmente desejamos que cada capítulo (que usualmente corresponde a uma música) seja gravado como um arquivo de áudio diferente, e aí a solução acima não resolve.

Mesmo assim há várias soluções possíveis, e hoje veremos uma que aproveita 2 aplicativos gratuitos: o Handbrake (que é open source) e o Extract Movie Soundtrack (que é donationware).

O processo é relativamente simples, mas tem vários passos, começando pelo download e instalação dos 2 aplicativos acima (no caso do Handbrake, é possível que você precise também instalar a biblioteca libdvdcss) e pela inserção do DVD em questão, tudo em um Mac que tenha leitor de DVD.

Ao abrir o Handbrake, selecione como source (origem) o DVD e, na pasta VIDEO_TS, selecione qual o arquivo desejado (usualmente é o maior de todos). Selecione também onde deve ser gravado o arquivo de saída, no campo File:, logo abaixo de Destination.

Na aba lateral Presets (talvez você tenha que clicar em Toggle Presets para exibi-la), selecione Normal. Aí, na aba Video da janela principal, deixe selecionada a opção Constant Quality, e deslize até 0 o controle correspondente ao nível de qualidade, conforme a imagem acima (afinal, o que você quer é o áudio, e não o vídeo, e menor qualidade de vídeo pode acelerar o processo).

Em seguida clique na aba Audio e selecione qual a trilha de áudio que você deseja extrair. Pode haver opções em vários idiomas, formatos e número de canais, e o ideal é escolher uma em 2 canais (2.0), porque seu arquivo de saída será assim, e dessa forma você aproveita a mixagem profissional feita pelo estúdio.

Na mesma aba, verifique se o codec selecionado é o AAC, o Mixdown é Stereo, Samplerate é Auto e Bitrate é 320.

Para completar, clique na aba Chapters e certifique-se de que está ativada a opção Create chapter markers, que é o que vai permitir a posterior separação do áudio de cada uma das faixas em arquivos diferentes.

Agora é só clicar no botão Start e aguardar, por um tempo que para mim costuma ficar entre 20 minutos e meia hora, enquanto o Handbrake lê o DVD e gera seu arquivo de saída.

Quando o Handbrake terminar seu trabalho com sucesso, é hora de o Extract Movie Soundtrack entrar em ação. Basta rodá-lo (eu usei as configurações default), clicar em Process movie file, selecionar o arquivo gerado pelo Handbrake e aguardar alguns minutos enquanto ele extrai e divide o áudio, gerando múltiplos arquivos AIFF, cada um correspondendo a um capítulo/faixa do DVD, na pasta em que estava o arquivo de entrada.

Isso conclui a conversão. Agora você pode ouvir os arquivos de áudio AIFF no seu player preferido, arrastá-los diretamente para o iTunes (depois não esqueça de organizar as músicas no iTunes!) ou mesmo converter para MP3.

Esta sequência de passos é a que eu uso, e a aprendi neste artigo da MacWorld, que também faz um alerta sobre a importância de verificar previamente o licenciamento ou legalidade da operação desejada.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: