Pilotando o Safari pelo teclado - estilo vi - com o vimari

O clássico editor de textos vi (ou o vim, um pouco mais recente) tem uma legião de fãs entre os usuários que preferem manter as mãos no teclado e não no mouse, e que acabam considerando suas combinações de teclas como a "forma natural" de navegar por textos.

Usar os mesmos comandos para navegar na web é um desejo comum a muitos deles, e isso por si só justifica o destaque que a MacWorld deu ontem ao Vimari, uma extensão para o navegador Safari que permite seguir links, avançar e retroceder nas páginas e no histórico, e alternar entre as abas do navegador, usando combinações de teclas típicas do vi/vim (e configuráveis, caso você prefira outras).

De modo geral as teclas são as que um usuário do vi esperaria (control+q e control+w, control+z e control+x e mais), e a página do Vimari as apresenta. Mas no caso dos links, há um detalhe interessante ilustrado na imagem acima: não é preciso ficar navegando entre eles até chegar no que quer abrir: basta entrar no modo "link hint" e são geradas combinações de 2 letras para cada um deles, e aí é só teclá-las e segui-los, seja na mesma aba ou em uma nova.

O vimari é baseado no Vimium, que é do navegador Chrome. Para os fãs do Firefox, uma opção é o Vimperator.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: