Cartunes: toque e controle as músicas do seu iPhone sem olhar para a tela - e hoje está grátis

O CarTunes é um app para ouvir suas músicas do iPhone por meio de controles baseados em gestos, dispensando olhar para a tela.

Controlar o player de música do iPhone ou iPod Touch em situações em que preferimos não olhar para a tela, como na academia, durante uma pedalada ou mesmo enquanto espera o trânsito andar pode ser um desafio, e boa parte disso ocorre devido à necessidade de olhar para a tela para localizar os botões do aplicativo.

Quando se trata de alguma das operações que pode ser executada por um controle remoto (como avançar para a próxima música, ou fazer uma pausa), estes acessórios que hoje vêm embutidos em diversos fones de ouvido (incluindo o que acompanha na caixa do iPhone) e aparelhos de som automotivos podem ajudar bastante.

Mas para as demais operações, a interface baseada em botões não é a mais adequada, ainda mais quando os botões são pequenos e próximos entre si, exigindo precisão quase sobre-humana para uma operação feita sem olhar para a tela mesmo por quem sabe a localização de cada comando.

Cartunes: player de música para o iPhone

O CarTunes oferece uma alternativa para essa demanda, por meio de uma interface para a coleção de música do seu iPhone que aproveita melhor a interface sensível ao toque para permitir que mais operações sejam feitas confortavelmente e sem olhar.

No Cartunes, basta um toque em qualquer ponto da tela para dar os comandos Play e Pause. Para avançar e retroceder música, você arrasta como se fosse virar a página. O volume também pode ser regulado arrastando na outra direção, como seria de se esperar.

Comandos adicionais, como mudar de página com 2 dedos para entrar no modo aleatório, e beliscar (como se fosse um zoom negativo) para tocar o álbum da música corrente, também estão disponíveis.

Quando você PUDER olhar para a tela, vai perceber que a estética é caprichada, e que recursos como a escolha de um álbum ou de uma música para tocar pode ser feita de maneiras bem visuais e intuitivas.

Já os comandos baseados em toque são outra história: para serem úteis, naturalmente precisam ser memorizados de antemão, pois não há botões os indicando. Como você adivinharia que arrastar 2 dedos para baixo permite compartilhar no Twitter qual a música que você está ouvindo, por exemplo?

Trata-se de uma escolha, entretanto: a interface baseada em botões do app default é mais fácil de ser usada sem aprendizado prévio, mas – como vimos acima – pode não ser a ideal para uso sem olhar para a tela.

Não é uma necessidade geral, e quem sente esta demanda e deseja saná-la com o CarTunes precisará estar preparado para pagar um preço que não é dos mais baratos da App Store: ~US$ 5. Mas hoje está grátis, aproveite!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: