Bateria do Mac: laboratório testa se dicas comuns para fazer durar mais funcionam mesmo

O número de lendas relacionadas a técnicas para aumentar a duração da carga da bateria cresce exponencialmente com o passar dos anos, e a o laboratório da MacWorld se armou de um medidor de consumo de energia e testou 8 delas, com conclusões às vezes surpreendentes.

O primeiro dos testes já comprovou (ao menos para os equipamentos testados: um MacBook Pro e um iMac) algo que parece óbvio para muita gente: que notebooks consomem menos energia que desktops. Mas há um aspecto interessante aqui: isso vale para quando o MacBook em questão está 100% carregado e conectado à tomada, porque quando ele está em uso e ao mesmo tempo carregando a bateria, a diferença entre ele e o iMac foi apenas de 3,6%.

O segundo teste também refutou parcialmente uma dica sempre repassada: a de que desligar o Bluetooth faz diferença considerável para prolongar a carga da bateria. A parte mais essencial da técnica (que é desligar os periféricos Bluetooth) faz mesmo grande diferença, mas simplesmente desligar o suporte a Bluetooth que não estava em uso fez diferença de apenas 0,1% no consumo medido. Conclusão similar foi obtida sobre a "dica" de desconectar fisicamente até mesmo periféricos desligados: a diferença obtida foi mínima, indicando que basta desligá-los.

Já a dica de reduzir o brilho do monitor foi facilmente comprovada: reduzir o brilho à metade gerou redução de 29,8% no consumo, e reduzir ao mínimo gerou redução de 38,8%.

A lenda de que não vale a pena desligar o computador diariamente (bastando deixá-lo em repouso) porque o consumo de energia para sua inicialização completa é maior do que a economia noturna foi refutada, embora a inicialização faça mesmo o consumo mais do que dobrar, e o modo de repouso tenha mesmo consumo baixo.

Completando a série, a única conclusão que me surpreendeu, embora não devesse: os SSDs não necessariamente consomem menos energia que os HDs tradicionais. O SSD testado consumiu menos que o HD interno do iMac, mas mais do que o HD do MacBook.

Veja os detalhes no artigo da MacWorld: "Fact or fiction: Eight Mac energy-saving techniques tested"

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: