OS X 10.9 deve trazer abas e tags no Finder, full screen melhorado, e novidades em multitarefa

O OS X 10.9, que deve ser anunciado no evento WWDC, em junho, deverá ter novidades na interface que agradarão a usuários avançados, como abas e tags no Finder, um Safari mais rápido, e suporte decente a tela cheia para quem tem mais de um monitor.

Mark Gurman, cujo histórico de acertar as previsões sobre lançamentos da Apple é invejável, disse que "nossas fontes" confirmam, e eu tendo a acreditar nas fontes dele, embora não haja (naturalmente) confirmação oficial.

O recurso de abas no Finder (entre outras características avançadas ausentes dele) é tão desejado que muitos usuários pagam relativamente caro por alternativas como o Path Finder, para ter acesso a eles.

Sobre o Safari, a indicação é de um novo backend que melhore o carregamento de páginas, velocidade e eficiência.

Quanto ao suporte de modo full screen para quem tem mais de um monitor em uso, trata-se de uma demanda já reconhecida (em outubro) por Craig Federighi, nada menos que o VP de engenharia de software da Apple – e Gurman disse que agora ela vem, na forma de um modo que permita ter um app em modo full screen em um monitor, e continuar usando o outro monitor normalmente.

Entre novidades que ele afirma com menor grau de certeza, estão a adoção de recursos de multitarefa vindos do iOS, capazes de preservar maior fatia do desempenho para o app que estiver em foco, e o Xcode 5.0.

A conferir. Rumores são rumores, e vice-versa, mas definitivamente existem fontes bem menos confiáveis do que o Mark Gurman. Veja os detalhes: Apple to release OS X 10.9 with new power-user features, more from iOS later this year.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: