Libere espaço no disco do Mac com o app gratuito OmniDiskSweeper

Preservar o espaço livre nos discos faz parte das atividades normais de manutenção, mas é uma atividade que exige atenção e cuidado, e merece atenção prévia aos backups.

Leia também: 3 dicas para liberar espaço em disco no Mac rapidamente.

Já abordamos anteriormente como saber o que está ocupando o disco do seu Mac (usando o app DaisyDisk), mas hoje veremos brevemente uma alternativa gratuita, clássica e de origem nobre: o OmniDiskSweeper.

Trata-se de um app de funcionamento bem simples: ele faz uma busca de pastas e arquivos em todo o seu disco, depois exibe o resultado em ordem de tamanho, permitindo ir abrindo o detalhamento de pastas e subpastas conforme desejado, e apagar o que puder ser descartado.

Ele não oferece a visão fácil do conjunto de arquivos e da proporção ocupada por cada grupo deles, como o DaisyDisk, mas por outro lado tem interação bem natural para qualquer pessoa que esteja acostumada a navegar nos arquivos pelo Finder.

O OmniDiskSweeper é simples de entender e fácil de utilizar, mas lembre-se: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Jamais remova uma pasta sem antes verificar o que tem nela, nunca exclua um arquivo que você não possa afirmar que não fará falta a ninguém nem ao sistema, e sempre mantenha um backup atualizado e confiável antes de realizar qualquer operação de manutenção no disco!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: