Como evitar que o Mac superaqueça

Um técnico com certificação em manutenção da Apple e 25 anos de experiência no ramo compartilha suas dicas para evitar que MacBooks e outros Macs esquentem demais.

Chris Barylick escreve regularmente para a MacWorld, onde compartilha dicas baseadas na sua experiência de décadas resolvendo e prevenindo problemas em equipamentos da Apple, e recentemente ele explicou por lá o que fazer quando o Mac esquenta demais.

Prevenir é melhor do que remediar

Aquecimento é uma circunstância comum em computadores, e geralmente se amplia quando eles são compactos (devido à dificuldade de ventilar). Mas há várias formas de preveni-lo, reduzi-lo ou mesmo consertar a causa, quando ele se torna indevidamente frequente.

No artigo, o técnico lembra que – embora os Macs modernos desliguem automaticamente em boa parte das situações de superaquecimento – operar por muito tempo em temperaturas elevadas pode causar efeitos permanentes sobre o seu Mac, inclusive reduzir a duração da bateria do MacBook.

A primeira dica do Chris é instalar um app de monitoramento, como o iStat Menus (que eu também recomendo, mas por outros motivos), que permite consultar e acompanhar os dados dos diversos sensores de temperatura do seu Mac, e ajuda a identificar inclusive em qual componente ou região o aquecimento ocorre.

Vale lembrar a dica da documentação da Apple: os apps informam a temperatura no sensor, e não a do gabinete (que é a que você sente ao tocar no equipamento). Os números são úteis, mas não confunda o seu significado.

A segunda dica de prevenção é dar atenção à ventilação. Segundo ele, a distância ideal de uma máquina desktop em relação à parede é 45cm, e no caso dos MacBooks é importante tomar cuidado ao usá-los sobre superfícies macias (como almofadas, colchas e similares), pois elas podem dificultar bastante a ventilação – ainda mais considerando que atividades de lazer como assistir a filmes ou jogar costumam ser causadoras de operação intensa do equipamento.

A Apple esclarece que a saída de ar quente dos MacBooks é na parte traseira, e nos iMacs é uma ranhura na parte superior traseira, e é especialmente importante não obstrui-las nem limitar a circulação do ar que sai delas.

A dica final de prevenção é manter o sistema atualizado, especialmente quanto ao firmware. Correções e atualizações frequentemente levam em conta situações causadoras de aquecimento, e é muito mais simples (e barato) manter o Mac atualizado do que deixá-lo aquecendo demais.

Correções para o problema

Se o seu Mac estiver com algum problema físico causador de superaquecimento, o Chris também oferece 3 dicas de solução. Ele diz que elas estão ao alcance de usuários e sugere vídeos de como fazer, mas eu não iria tão longe na sugestão.

As dicas dele são:

  1. Remover o acúmulo de poeira no interior do equipamento;
  2. Substituir a ventoinha se ela não estiver operando bem;
  3. Substituir a pasta térmica;

Cada um pode avaliar sua aptidão para realizar operações que exigem abrir (e depois conseguir fechar) o gabinete de um notebook, mas se você tiver dúvida, no mínimo busque o acompanhamento e orientação de um técnico capacitado.

Além das dicas do Chris, veja também esses guias oficiais da Apple:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: