fcd: um atalho para mudar o diretório corrente do Terminal para a pasta aberta no Finder

Esta configuração bem simples cria o comando fcd, que muda o diretório corrente do seu Terminal para a pasta que estiver aberta no Finder.

Já vimos algumas vezes a mesma operação no sentido oposto: a partir do Finder, abrir um terminal na pasta que estiver em exibição (relembre: "Go2Shell: abra um Terminal na pasta corrente, via barra de ferramentas do Finder", "Abrindo um Terminal na pasta selecionada do Finder, do jeito Lion").

Hoje é a vez da operação oposta: estando no Terminal, mudar o diretório corrente para a pasta que estiver aberta no Finder. Para isso, precisamos inserir as linhas a seguir no arquivo .bashrc no seu diretório de usuário:

# cd para a pasta aberta no Finder
fcd() {
	pFinder=`osascript -e 'tell application "Finder" to if (count of Finder windows) > 0 then get POSIX path of (target of front Finder window as text)'`
	[ -n "$pFinder" ] && cd "$pFinder"
	pwd
}

Grave, abra uma nova aba do Terminal (ou digite source ~/.bashrc na aba que já estiver aberta) e pronto: basta digitar o novo comando fcd para ir ao diretório que estiver aberto no Finder. Se não houver uma janela do Finder aberta, o comando simplesmente não mudará de diretório.

Podemos inverter o sentido da operação, comandando a partir do Terminal a abertura de uma janela do Finder mostrando o diretório corrente. Para isso, vamos incluir mais uma linha no nosso .bashrc, a seguir:

alias f='open -a Finder .'

Grave, abra uma nova aba (ou digite source ~/.bashrc na aba que já estiver aberta) e agora você terá o comando f à disposição para fazer o Finder interagir ainda melhor com o Terminal.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: