iTwin: parece um par de pen drives, mas é uma VPN completa para o seu Mac

VPN é uma conexão direta e criptografada entre 2 computadores por meio da Internet aberta. Não faltam maneiras de configurar uma VPN no Mac, mas o iTwin tem a vantagem de ser no estilo plugou, usou.

O funcionamento é simples: você pluga metade do iTwin em um computador seguro (em casa, na rede da empresa, etc. – dependendo do seu cenário), e leva a outra metade no seu MacBook.

Aí, quando acessar a Internet no MacBook a partir de um lugar público ou fora do seu controle, a metade do iTwin presa a ele irá fazer uma conexão direta e criptografada ao computador no qual está plugada a outra metade, e acessar a rede por meio da conexão dele, e não pela conexão pública na qual está fisicamente presente.

Complicado? VPN é mesmo um conceito complexo, mas o essencial é saber que ela preserva a autenticidade, integridade, confidencialidade e outros atributos de segurança do seu MacBook, como se ele estivesse na rede doméstica, apesar de estar em uma rede desconhecida.

Além disso, depois de estabelecida a VPN, eventuais bloqueios e restrições de acesso da rede pública ou externa deixam de interferir no seu acesso, pois o que vale são as permissões da rede na qual você deixou a outra metade do iTwin plugada.

O iTwin Connect não é dos mais baratos e nem fácil de encontrar no Brasil mas, se você quiser experimentar com o conceito de VPN no Mac, não precisa comprar nada mais: pode estudar as opções de criação de interface de rede nas Preferências, como na imagem acima, ou testar o tunnelblick, entre diversas outras alternativas.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: