Co-criador da série Halo quer revolucionar os jogos de tiro no iPad

A Bungie, responsável pelo Halo – jogo de combate que popularizou o XBox – já foi conhecida como a maior desenvolvedora de jogos para o Mac, antes de ser comprada pela Microsoft em 2001. E agora o seu fundador quer reinventar os jogos de combate no iPad.

Alex Seropian fez o ciclo completo: estava lá para fundar a Bungie em 1991, para depois torná-la referência em jogos nos Macs, para começar a desenvolver o Halo para computadores e depois aceitar o desafio de convertê-lo em uma experiência na interface limitada de um joystick de XBox (e assim vender o jogo e a companhia para a Microsoft), depois foi presidir a área de jogos da Disney, e agora quer começar mais uma vez, com uma empresa independente: a Industrial Toys.

A nova iniciativa busca repetir o sucesso da transformação obtida com o Halo: levar a um novo tipo de controle – a touchscreen dos iPads – uma categoria de jogos associada a botões e direcionais, sem sacrificar a jogabilidade, nem recorrer aos frustrantes controles que simulam (mal) na tela os mesmos botões e direcionais que deveriam substituir.

Com o nome de Morning Star, o jogo vai ser rico em variedade de armas e também de inimigos alienígenas, com uma história baseada em ficção científica (soldados sobreviventes da súbita destruição de todo o sistema solar!), com uma equipe que une desenvolvedores do grupo original do Halo a artistas e roteiristas vindos do mundo das histórias em quadrinhos.

A interface é toda baseada em toque diretamente nos objetos e cenários, planejada para ser jogada com apenas 2 dedos, com gestos que permitem mirar com precisão, e tentando recriar algo que Alex Seropian diz ser uma receita de sucesso da série Call of Duty (quando em modo não-multiplayer): raramente o jogador precisa controlar simultaneamente a mira, a câmera e a movimentação: cada uma tem seu momento.

É cedo para saber se o Morning Star vai herdar o sucesso do Halo, mas estaremos aqui para acompanhar, e este loooooongo artigo do Polygon tem todos os detalhes do que já se sabe a respeito.

E se você quiser experimentar no iPad uma das criações anteriores de Seropian, ainda dos tempos áureos da Bungie como desenvolvedora de jogos para o Mac, veja o Marathon 2: Durandal, de 1995 – em uma conversão fiel, mas que faz uso dos controles que tentam simular botões e direcionais na tela...

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: