Livro em português ensina como criar apps para iPhone e iPad - ganhe seu exemplar!

Com quase 500 páginas, o livro nacional "Criando Aplicativos para iPhone e iPad" foi escrito por um professor, e a didática nas explicações fica visível a cada página.

A abordagem de quem constrói um material de ensino mas está acostumado a dar aulas costuma ser especialmente construída, e isso pode ser notado já no sumário do livro: note que são 20 capítulos (relativamente) curtos e com poucas subdivisões internas, adequados (proposital ou instintivamente?) à preparação de aulas, e também à aprendizagem individual autodidata.

Note que o nome iOS não aparece no título, mas o sistema operacional dos iPhones e iPads recebe a íntegra do 1º capítulo (disponível on-line) para seu histórico, características e definições.

A partir daí vêm os elementos introdutórios usuais: o ambiente de desenvolvimento, linguagem C, objetos, Objective-C, cada um no seu capítulo, com detalhes específicos e bem claros.

Diferente de outros livros do mesmo ramo, e uma vez mais evidenciando o caráter didático, o autor optou por colocar o sempre presente capítulo em que o aluno constrói seu primeiro app para iOS depois dos conceitos, ilustrando-os – e não antes, criando a curiosidade por eles. Na minha opinião, a abordagem dele funciona melhor para quem chega ao tema sem conhecimento prévio dos fundamentos.

A seguir vem a sequência usual de capítulos apresentando recursos do iOS e de seus dispositivos: interface com o UIKit, desenho, animação, gestos, múltiplas telas, suporte ao iPad, armazenamento de dados, localização, acelerômetro.

Recursos mais avançados ou recentes ficam nos capítulos intermediários, cada um tratado à parte dos demais: iCloud, multimídia, OpenGL, web services.

No final, 3 capítulos com conteúdo especialmente importantes para desenvolvedores brasileiros buscando um modelo de negócio baseado em apps: internacionalização (suporte a múltiplos idiomas), exibição de anúncios, e adequação ao formato de tela do iPhone 5.

Vale lembrar que os livros de introdução ao desenvolvimento estão sempre disputando corrida com as ferramentas e os dispositivos, assim não há a menor dúvida de que ao final da leitura você já terá que correr atrás de como se adequar às novidades do iOS 7 (que sai na próxima primavera), e quando aprender, já haverá alguma outra novidade a incorporar.

O ciclo é assim, e o papel dos livros introdutórios é permitir que você se incorpore a ele – dificilmente haverá algum que consiga ao mesmo tempo ser específico e manter-se atualizado por longo tempo em relação à "próxima versão", sempre cambiante.

Eu gostei do livro, e recomendo. Criando Aplicativos para iPhone e iPad, de Luiz Carlos Querino Filho, tem 472 páginas e foi lançado em março de 2013.

Vamos sortear 2 exemplares, saiba como ganhar o seu!

Como cortesia para os leitores do BR-Mac, a editora Novatec disponibilizou 2 exemplares do "Criando Aplicativos para iPhone e iPad" para sorteio.

Para participar você tem 2 possibilidades, e pode participar de ambas (dobrando assim a chance de ganhar), mas apenas uma vez em cada uma delas:

a) seguir o @brmacblog no Twitter e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo aos livros de programação para iPhone e iPad da @novateceditora que o @brmacblog está sorteando em http://br-mac.org/

b) Curtir o BR-Mac no Facebook e compartilhar1 a chamada que eu publiquei lá para esta promoção, escrevendo ao compartilhar se você já tem experiência com programação em alguma linguagem (e qual o nome dela, se tiver).

Se você fizer as 2 operações concorrerá no sorteio (via random.org) com o dobro de chances em relação a quem optar por apenas uma delas. Twits e compartilhamentos repetidos serão desconsiderados, e tentativas de participar com múltiplas identidades, se identificadas, serão anuladas.

As participações são válidas até a meia-noite de sexta-feira (16 de agosto); o sorteio ocorrerá no sábado (17 de agosto), com resultado divulgado no Facebook e no Twitter. Na divulgação do resultado darei instruções para que cada um dos 2 sortudos enviem um endereço postal no Brasil que será entregue à Novatec para envio dos livros. Todos os casos não mencionados neste breve regulamento ou em atualizações publicadas por mim nos comentários serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Mac, e sua participação implica na aceitação destas regras.

 
  1.  Atenção: o compartilhamento tem que ser visível para mim, senão eu não saberei se ele cumpre a instrução. Se a sua configuração de privacidade do Facebook for muito estrita, lembre-se disso na hora de selecionar as opções ao compartilhar.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: