iOS 7: Hoje é dia de lembrar sua madrinha de fazer backup do iPhone

Hoje sai o iOS 7, e sua madrinha vai ver na imprensa. Seja um bom afilhado e telefone para ela lembrando de fazer backup das fotos antes de tentar o upgrade!

Vale também para o vizinho, o colega de trabalho avesso à tecnologia, e a amiga dos tempos da faculdade que não sabe a diferença entre iOS e Excel.

Se eles têm iPhone ou iPad, todos eles verão, hoje ou amanhã, a imprensa falando da nova versão do sistema de seus aparelhos, possivelmente serão avisados nas suas próprias telas, e nenhum desses avisos trará o importante recado: atualizar sistemas operacionais é uma operação crítica e, se algo der errado, quem não tem backup pode perder tempo, configurações, arquivos e as fotos que tirou.

Atualizar o iOS costuma ser fácil, mas o perfil de quem encontra maior dificuldade com isso é o mesmo perfil de quem dá um jeito de ignorar aquelas mensagens do aparelho dizendo que é necessário configurar o backup, e depois as de que está há mais de 1 mês sem backup.

Em todas as últimas grandes atualizações do iOS eu recebi telefonemas de amigos próximos e colegas distantes dizendo que algo deu errado e perguntando se existia algum jeito de recuperar as fotos deles. Em alguns casos dava, graças a algum backup ou compartilhamento configurado que eles nem sabiam. Em outros não dava, e preciosas imagens de bebês, de eventos familiares e de trabalho foram perdidas.

Portanto, faça isso por quem você gosta e acredita que pode não ter essa ideia sozinho: entre em contato e dê a dica. Não precisa explicar como fazer, basta dar o link do nosso artigo de anteontem: Como preparar seu iPhone e iPad para o iOS 7, que sai nesta quarta-feira.

Se você for avisar por e-mail, aqui está uma mensagem pronta para copiar e colar: Tia, hoje sai versão nova pro iOS, sistema do teu iPhone. Pode aparecer aviso na tua tela, ou vais ver no jornal. Cuidado se for atualizar, porque pode perder as fotos e as configurações do Facebook! Em http://br-mac.org/2013/09/como-preparar-seu-iphone-e-ipad-para-o-ios-7-que-sai-nesta-quarta-feira.html tem instruções de como fazer backup, se precisar eu te ajudo. Mas o melhor é esperar alguns dias antes de atualizar (e não faz mal nenhum esperar), porque nos primeiros dias fica congestionado e pode dar problema. Se o teu iPhone for modelo 4, ou se teu iPad for modelo 2, é melhor esperar ainda mais. Se algum deles foi comprado travado e foi desbloqueado pra poder funcionar no Brasil ou em outra operadora, espera até falar com quem desbloqueou, porque às vezes isso dá problema na atualização!

É uma boa ação bem barata, e pode evitar a incomodação bem maior que seria essas mesmas pessoas virem pedir a sua ajuda para recuperar algo que pode ter sido definitivamente perdido!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: