Diretor tem invejinha, e a Qualcomm acaba dando pista sobre uso dos 64 bits do iPhone 5s

Diretor de marketing da empresa fornecedora da Apple diz à imprensa que os 64 bits da CPU do iPhone 5s não trazem vantagem para o usuário, e é corrigido por sua própria empresa, que explica qual a vantagem.

No final de semana após o lançamento do iPhone 5s, em setembro, eu publiquei uma reflexão sobre o que significava sua CPU A7 de 64 bits, a primeira em um dispositivo móvel de sua classe, mas já bem comum nos desktops e vindo no mesmo ano em que outras plataformas – incluindo as novas versões dos videogames XBox e PS3 – também adotarão CPUs da mesma categoria.

A Apple, não conta, claro. E as teorias variam. No meu artigo, eu mesmo arrisquei uma explicação: "Se fosse para pensar na minha própria teoria maluca, eu imaginaria que o próximo passo seria os dispositivos iOS de 64 bits engolirem as aplicações atualmente realizadas pelos usuários finais em MacBooks, ao longo dos próximos ciclos de atualização." Mas se isso acontecer a curto prazo, acredito que será nos iPads e não nos iPhones.

Mas ao longo desta semana surgiu uma história que fica mais interessante quando lembramos que a empresa envolvida, além de concorrente, é também fornecedora de chips (mas não de CPUs) para a Apple: a Qualcomm.

O diretor de marketing da Qualcomm declarou à imprensa na semana passada que a arquitetura de 64 bits daria "zero benefícios" aos usuários do iPhone 5s, e que a própria Qualcomm também estava desenvolvendo um chip do gênero, mas identificava suas vantagens por outros aspectos, e não o de benefícios ao usuário.

Mas foi só esta semana começar, e um e-mail oficial da Qualcomm foi enviado à imprensa dizendo que os comentários de seu diretor de marketing sobre a computação de 64 bits foram imprecisos. O e-mail também esclarece:

"Os ecosistemas móveis de hardware e software já estão se movendo em direção aos 64 bits; e a evolução para 64 bits traz aos dispositivos móveis recursos e experiência de usuário da categoria dos desktops, bem como habilita os processadores e software da classe móvel a controlar novas categorias de equipamentos."

Quando ele fala em "novas categorias de equipamentos", não acho que se refira a elevadores ou tratores. Talvez algo mais próximo da sala de estar, ou fazendo coisas que hoje quem faz são os notebooks?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: