Editor gráfico para Mac: troquei o Acorn pelo Pixelmator

O melhor editor gráfico para o Mac agora é o Pixelmator, no que diz respeito ao meu uso e à minha avaliação – e isso após anos usando o Acorn. Veja por que eu mudei de opinião.

Durante anos o Acorn foi meu editor de imagens preferido no Mac, e algumas das suas vantagens1 certamente me farão voltar a ele para uma tarefa ou outra, mas passou a ser a prova de que a experiência do usuário é muito mais do que a lista de recursos do app.

Mesmo tendo uma série de recursos avançados e criativos, como o de capturar uma screenshot colocando cada janela em uma layer diferente, ou os filtros não destrutivos, o Acorn peca em alguns aspectos simples, que não quero listar mas destaco um: as chatices e inconsistências da ferramenta Texto, que às vezes parece esquecer que há um trecho selecionado, não exibe um bom preview da fonte, mantém visíveis no editor pedaços da versão anterior após uma alteração, etc., etc. – algo perfeitamente compreensível em uma versão beta ou mesmo 1.0, mas não numa versão 4.1.1 do Acorn, que custa US$ 49,99.

Gostar da ferramenta e ter investido tempo e esforço em aprendê-la e ajustá-la me fez ter paciência, mas quando me percebi evitando realizar determinadas operações devido às limitações2 do Acorn, notei que estava na hora de escolher outro editor para as minhas atividades básicas com imagens.

E a nova escolha naturalmente recaiu sobre o Pixelmator, opção popular (e mais barata) que, além dos recursos de abrir imagens do Photoshop (que pouco me interessam), oferece todos os recursos que eu usava no Acorn.

Até onde já experimentei nas últimas 2 semanas, o Pixelmator mantém a consistência e funcionalidade da interface – por exemplo, no diálogo de seleção de fonte, o nome de cada uma delas é exibido mostrando o seu visual, como na screenshot a seguir, mostrando uma edição em andamento:

Ainda tenho bastante coisa a (re)aprender e ajustar, mas nessas 2 semanas após a decisão, ainda não precisei retornar ao Acorn, que por enquanto permanece instalado à espera dos acontecimentos.

Confesso que passei a gostar bem mais do Pixelmator a partir do 3º dia de uso, quando descobri uma forma de exportar para PNG (otimizado para web) a imagem aberta, mantendo seu nome original, usando para isso um único atalho de teclado. A forma original exigia um comando, um clique, uma seleção de arquivo e uma confirmação – passos demais para realizar algo que sempre quero fazer usando as opções default. Mas a partir daí, seu uso para mim foi só alegria.

Em maio (no artigo “Editores gráficos não-Adobe - qual o melhor: Pixelmator ou Acorn?”) eu apresentei um breve comparativo entre os 2, que continua valendo, mas a minha opção mudou: agora uso e recomendo o Pixelmator.

 
  1.  Como o bom suporte a Applescript e a facilidade de gravar a imagem no mesmo formato em que foi aberta

  2.  Ressalto: limitações de interface, não lhe faltam os recursos.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: