O novo joystick para iPhone da Logitech é uma ótima notícia, ainda que possa não existir de verdade

O início de uma nova safra de controles para jogos no iOS, padronizados, oficialmente suportados e bem planejados: não importa se o modelo da Logitech é verdadeiro ou não, a notícia permanece sendo boa para quem joga no iPhone.

Eu não acredito em rumores de lançamento de acessórios enquanto eles não se materializam na forma de produtos à venda, e certamente ainda não é o caso deste controle de jogos para iPhone da Logitech que "vazou" via @evleaks.

Mas é fora de dúvida que teremos controles oficialmente suportados em breve: durante o WWDC, há poucos meses, a Apple os mencionou rapidamente ao público em geral1, e publicou oficialmente as especificações do framework que irá suportá-los. Eu acho a ideia ótima, inclusive porque já faz mais de 2 anos que eu publiquei meu manifesto contra os joysticks virtuais que assolam boa parte dos jogos para iPhone.

Descobrir se o modelo da Logitech é real não é a parte importante da questão

Como os controles vão existir, é provável que a Logitech esteja mesmo experimentando ou preparando-se para lançar algum deles, e até é possível que a imagem "vazada" pelo @evleaks corresponda a algum deles – possivelmente ao modelo low end, já que a documentação da Apple sobre os novos controles de jogos mostra ao menos 2 possibilidades: (1) com só 1 par de botões frontais e sem sticks e (2) com 2 pares de botões frontais e com sticks. O controle da foto é o caso 1, e a imagem abaixo é a ilustração oficial do caso 2:

Se ela não estiver, alguem estará, e esses controles têm algumas características bem interessantes, segundo o que tenho lido em notícias:

  • Ao contrário da maioria dos controles hoje existentes, que simulam um teclado Bluetooth, essa nova safra pode se comunicar com o iOS diretamente pela porta de sincronização do aparelho, reduzindo a latência e ampliando a responsividade dos botões e direcionais.
  • Agora há uma API padrão, de forma que os desenvolvedores de jogos só precisam se preocupar em suportá-la, e automaticamente suportarão todos os dispositivos dos variados fabricantes que resolvam criar controles alinhados a ela.
  • Ao contrário de aparelhos no estilo celular+videogame, como o icônico (e malfadado) Nokia Ngage, o uso frequente como videogame não precisa prejudicar o uso como smartphone, pois você pode vestir e despir o controle ao redor do aparelho quando quiser.
  • Ao contrário de vários videogames portáteis atuais, ele cabe bem no bolso, e geralmente está ao seu alcance – ainda que sem o acessório, o que não impede o jogo! – quando surge a oportunidade para uma partida rápida.

Assim, fica aqui o registro da minha opinião como consumidor: lancem logo os acessórios dessa categoria, para que eu possa escolher o que melhor me atende, aguardar a encomenda chegar ao Brasil, e começar a usar!

 
  1.  Fora o que ocorreu nas sessões reservadas com os desenvolvedores credenciados, claro.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: