Como usar o QuickLook a partir do Terminal

Um comando no Terminal permite ver o conteúdo de imagens, documentos e outros conteúdos por meio do QuickLook, sem abrir o aplicativo correspondente a cada formato de arquivo.

O QuickLook é um recurso interessante do OS X que faz o que o nome indica: mostra (apenas para visualização, nada de edição) rapidamente o conteúdo de arquivos dos mais variados formatos, sem precisar abrir o aplicativo correspondente a ele – por exemplo, mostra o conteúdo de um documento do Word sem precisar abrir o Word.

A forma mais usual de acessá-lo é a partir do Finder, selecionando um arquivo ou conjunto de arquivos e pressionando a barra de espaços. Mas existem outras.

Para acessar o QuickLook a partir do Terminal (ou de algum script) você pode usar o comando qlmanage com o parâmetro -p, seguido do nome do arquivo a exibir, como no exemplo: qlmanage -p ~/Desktop/onibus.jpg que, aqui no meu computador, exibe a imagem acima.

Você pode criar um alias ou um script shell para chamá-lo de forma abreviada. Aqui no meu Mac, eu fiz isso definindo um script cujo nome é see.

As mensagens que o qlmanage exibe no Terminal são decorrentes de ele ser uma ferramenta de depuração para desenvolvedores de plugins, e a isso também devemos o fato de ele ser mais lento do que simplesmente chamar o QuickLook a partir do Finder.

Mas, mesmo com os recursos de debug, ele permanece mais rápido do que abrir o Word para ver o conteúdo de um documento, por exemplo. Eu uso com frequência.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: