Vídeos com legendas no Apple TV e iTunes: como fazer

Se você tem um vídeo e o arquivo da legenda dele, pode assisti-lo legendado no Apple TV ou iTunes, mas precisará combinar os 2 arquivos antes, em um procedimento simples.

Não há necessidade de procurar sites especializados em baixar vídeos legendados em português. Tendo o arquivo de vídeo e o da legenda no seu idioma preferido em mãos, o procedimento a seguir se encarrega de converter para deixar o seu filme ou seriado1 pronto para assistir com legenda na Apple TV.

Passo 1: ter em mãos o vídeo em um formato compatível com o iTunes. O iTunes é exigente e, se o seu vídeo é o resultado da conversão de um DVD que você comprou ou de um download de um episódio cuja trilha no DVD original está riscada, é possível que não esteja nos formatos aceitos2. Se for o caso, converta-o antes com o utilitário gratuito Smart Converter ou outro de sua preferência.

Passo 2: ter em mãos o arquivo da legenda. Obter a legenda certa pode ser complicado, porque às vezes há versões diferentes do mesmo vídeo, e a legenda feita para um pode ficar fora de sincronia com os outros. Há comunidades inteiras de usuários dedicados a criar esses arquivos que nos permitem fazer o download de legendas em português ou outros idiomas, e eu uso o app gratuito Subtitle Master para encontrar e baixar a legenda dos meus vídeos. É só arrastar o arquivo do vídeo para a janela do app e aguardar o download automático 😃

Passo 3: combinar o vídeo e a legenda em um mesmo arquivo. Quem se encarrega disso é o app gratuito Subler, que dispensa os longos procedimentos de conversão e, em poucos segundos, inclui a legenda no seu arquivo de vídeo, de uma forma que os dispositivos da Apple em geral conseguem interpretar.

A interface do Subler não é das mais óbvias, mas eu opero com ele assim: abro nele o arquivo de vídeo, aí arrasto o arquivo da legenda para a janela dele, confirmando os (meta)dados que ele exibe em um diálogo. Em seguida pressiono o botão de adicionar à fila3, marcado com uma seta verde na imagem acima. Aí, no menu do Subler, seleciono a opção Window | Show Queue e, na janela que se abre eu pressiono o botão Start. Aí é só aguardar enquanto ele trabalha.

Quando o Subler termina o trabalho dele, é só arrastar o arquivo de vídeo (já com a legenda embutida) para o iTunes, como você faria com qualquer outro vídeo. Quando estiver assistindo no Apple TV, para ter acesso ao menu de opções, incluindo legendas (de um vídeo em execução), pressione o botão central do controle remoto. E divirta-se!

Aproveite e leia também: Como organizar seriados no iTunes: guia ilustrado.

 
  1.  Convém falar com seu consultor jurídico para analisar se você está ou não autorizado a fazer isso, entretanto.

  2.  .mov, .m4v e .mp4 ou .mpeg4

  3.  Essa sequência inicial de passos pode ser repetida várias vezes, se você estiver convertendo mais de um vídeo

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: