VPN no Mac: como configurar o servidor

Configurando uma VPN no Mac ou iPhone você pode conectar com maior segurança a partir de redes públicas – como as de hoteis e bares – ou "pegar um IP" dos EUA para acessar serviços on-line internacionais, se o seu servidor estiver hospedado lá.

VPN é uma rede virtual privada, criada na forma de um túnel criptografado que passa através da conexão pública entre 2 ou mais máquinas.

Existem várias formas de configurar VPNs, com procedimentos que variam bastante em complexidade, em flexibilidade, em desempenho e em nível de segurança. Usuários que chegam ao Mac tendo alguma experiência de uso avançado ou administração de sistema de outros ambientes talvez tragam consigo o hábito de editar os arquivos de configuração do OpenVPN, por exemplo, e provavelmente ficarão satisfeitos – alguns ficarão felizes até com um simples túnel sobre o OpenSSH...

Mas é possível que algum dia você precise configurar uma VPN em um servidor Mac usando os recursos do próprio OS X, e aí este artigo do provedor MacMiniColo pode vir a calhar, porque mostra – campo a campo, botão a botão – como configurar o serviço VPN no servidor remoto e deixá-lo pronto para receber conexões de Macs, iPhones e outros aparelhos.

O tutorial explica os 2 cenários básicos: conexão direta entre clientes e o servidor, e usar o servidor para rotear tráfego, para "pegar um IP" dos EUA ou de onde quer que o seu servidor esteja hospedado.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: