Faz tempo que não sai um jailbreak atualizado – você sente falta? Eu não.

O jailbreak para o iOS 7 está demorando a sair, e é possível que essa seja a tendência para as demais versões. Você se importa?

Quem fez a pergunta foi o iMore, no artigo “With no new jailbreaks in a while, is anyone really missing them these days?” – ou “Sem nenhum novo jailbreak há algum tempo, alguém está realmente sentindo falta?”

Tem até uma campanha em andamento para arrecadar fundos para estimular o desenvolvimento de um jailbreak open source para o iOS 7. Para receber, o autor precisa apresentar um jailbreak open source, untethered, gratuito, com suporte para a versão mais recente do iOS no iPhone 4S em diante. A campanha já arrecadou quase US$ 10.000 no momento em que escrevo.

Não tenho nada contra haver acesso especial às configurações de todos os aparelhos, à disposição do dono que desejar usar (e assumir os riscos), mas pessoalmente não lembro de já ter desejado ou precisado ser o superusuário de algum telefone, e assim posso confirmar: não sinto falta de lançamentos de jailbreaks "atualizados" para as versões recentes do iOS.

Antes do lançamento do iOS 7 eu perguntei se ele ia tornar o jailbreak obsoleto, e comentei que vários itens que os desenvolvedores de apps para aparelhos "destravados" demonstraram serem viáveis e úteis acabam chegando, ainda que em versões diluidíssimas, ao iOS.

E com a demora maior para que os desenvolvedores da comunidade encontrem brechas que permitam fazer funcionar seus jailbreaks nas versões mais recentes do iOS, quem quer "destravar" o iPhone acaba tendo de escolher entre usar uma versão antiga do iOS ainda com "jailbreak", ou instalar a versão nova e ficar aguardando que algum jailbreak saia. Falando francamente, acredito que fariam melhor se escolhessem (e apoiassem com sua carteira) algum sistema móvel que ofereça o nível de acesso que procuram.

O artigo do iMore parte de um ponto de vista parecido com o meu: o autor tinha o hábito de fazer jailbreak no iOS, mas superou e hoje usa, satisfeito, o sistema na forma como o recebe.

Os mais de 100 comentários registrados lá têm grande variação nos detalhes, mas a maioria dos que eu li é de usuários que também não sentem (mais) falta da disponibilidade de nenhum jailbreak. Alguns sentem saudade do tempo em que achavam divertido bisbilhotar as entranhas do sistema, entretanto.

Mas os comentários mais interessantes são os das exceções, que dizem que sentem falta e explicam a razão: algum recurso disponível só com jailbreak. Espero que os desenvolvedores de apps e quem tem influência nos rumos do iOS também ache interessante e esteja atento a essas demandas 😃

E você, sente falta?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: