Neste Natal a Apple é campeã de intenção de compra também nos desktops, pela 1ª vez

Mantendo o domínio nas categorias laptop, tablet e smartphone, a Apple agora ocupa a primeira colocação também na intenção de compra de desktops nos EUA, segundo a Parks.

A pesquisa anual da Parks sobre intenção de compra de produtos eletrônicos domésticos no último trimestre do ano nos EUA revelou uma surpresa: os desktops da Apple (Mac mini, iMac e Mac Pro) ficaram à frente das marcas concorrentes pela primeira vez, desbancando a Dell, que ocupou essa colocação em 2011 e em 2012 e permanece à frente da HP.

O uso doméstico de desktops está em declínio, sabemos, mas a novidade é interessante especialmente consideramos que em anos anteriores (e neste também) a Apple já dominava as categorias que vêm reduzindo a fatia dos desktops: tablets, laptops e smartphones.

A pesquisa trouxe mais uma surpresa, para mim: nos EUA o 2º colocado na intenção de compra de tablets não é a Samsung, e sim a Amazon, com seu tablet da linha Kindle.

Vale destacar que a pesquisa é de intenção de compra por marcas, e não de compras reais, que a Parks também pesquisa. Ser a marca preferida é certamente uma vantagem, e de modo geral se reflete nas vendas reais, mas há exceções em que o cliente muda de ideia ao chegar ao ponto de venda: em 2012, por exemplo, a Apple TV era campeã (e ainda é) de intenção de compra no segmento de dispositivos de streaming, mas as vendas pesquisadas pela Parks acabaram revelando que ela inverteu de posição com a Roku Box, que estava em 2º nas intenções.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: